O CT de Futevolei Alan Cavalcante já é um marco e uma presença divertida e animada na Praia da Ribeira.
Neste sentido, o “Notícias de Cascais” entrevistou Alan Cavalcante, aquele que outrora foi um dos melhores jogadores de Futebol de Praia, mas que agora gosta de ensinar uma modalidade parecida, mas mais moderna: o Futevolei.
Alan Cavalcante começou a conversa com o nosso jornal, fazendo um resumo do seu percurso desportivo: “Comecei no Futebol, mas na adolescência descobri o Futevolei e passei a praticar esta modalidade, onde fui bi-campeão brasileiro; no entanto, o bichinho falou mais alto e voltei ao Futebol; certo dia, um treinador conhecia o meu percurso e convidou-me a fazer parte da Seleção Nacional de Futebol de Praia e assim vim para Portugal em 1998”.
“Depois de deixar o Futebol de Praia, decidi lançar este projeto de treinos de Futevolei na Baía de Cascais, pois moro na vila há 25 anos; esta praia não era muito frequentada, mão tinha desporto aqui e quando vi o espaço decidi montar o meu projeto, falei com a Câmara e a Capitania, apresentei o projeto CT Futevolei Alan Cavalcante, que tem como objetivo dinamizar o espaço e também ensinar às pessoas a prática do Futevolei, a prática de uma atividade física porque é muito importante para a saúde”, acrescentou.
Neste momento, o CT tem cerca de 35 atletas (12 a 14 do sexo feminino e o resto são homens), mas “no Inverno desce bastante, embora estejamos sempre em atividade, sempre ensinando Futevolei”.
Quanto à nacionalidade dos atletas, “temos brasileiros, portugueses, ucranianos, um inglês e um sérvio”.
Estes treinos “são abertos a todas as pessoas, basta falar comigo para fazer um treino experimental e começar a prática do Futevolei” acrescentando que “não é preciso nada de especial, basta ter vontade de aprender uma atividade física para cuidar da saúde”.
Quando questionado sobre o facto de querer ou não expandir o seu “negócio” para outras paragens, Alan Cavalcante nega categoricamente: “Sempre em Cascais, é a minha casa, estou a treinar aqui há 6 anos e espero continuar a dar desporto aos habitantes de Cascais; Cascais é pelo desporto”.
Quanto ao futuro, o treinador de Futevolei espera “continuar a treinar que é o que eu mais gosto de fazer, também sou selecionador da equipa feminina de Futebol de Praia, continuo ligado a FPF e daqui a 10 anos espero estar a ser selecionador e a treinar, que é o que mais gosto de fazer e, como se costuma dizer, que corre por gosto não cansa”.
A terminar, Alan Cavalcante deixa uma frase a todos os nossos leitores: “Todos aproveitem a prática desportiva que é muito bom para a saúde, o desporto ensina-nos muita disciplina para várias coisas; fazendo desporto envelhecemos jovens, a prática do desporto ao ar livre é necessária”.