Cascais é a primeira Capital Portuguesa do Voluntariado cuja Cerimónia de Abertura se realiza já no dia 29 de janeiro, entre as 17h00 e as 20h00, no Palácio da Cidadela de Cascais.
A cerimónia incluirá o hastear da Bandeira da Capital Portuguesa do Voluntariado e contará com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Este evento marca o início das atividades municipais decorrentes da eleição de Cascais como a primeira Capital Portuguesa do Voluntariado, uma iniciativa da Confederação Portuguesa de Voluntariado para a promoção e valorização desta temática em Portugal.
Durante a cerimónia, serão apresentados à comunidade, voluntários e organizações promotoras de voluntariado o Programa de Atividades para 2024 e os recursos disponíveis no município.
Esta é uma oportunidade para sensibilizar a comunidade sobre a importância do voluntariado como exercício de cidadania ativa, solidariedade e contribuição para o bem comum.
Em 2023, Cascais reconheceu o trabalho de 104 organizações promotoras de voluntariado, que desenvolveram 719 projetos, envolvendo 17.274 voluntários que dedicaram cerca de 1.260.564 horas de voluntariado.
A cidadania e a participação são pilares da estratégia municipal para o desenvolvimento do território, com a criação da Divisão de Voluntariado em 2022, integrada no Departamento de Participação e Cidadania.
Seguindo a visão do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, de partilha de experiências, a comunidade terá acesso a um serviço municipal dedicado ao voluntariado, programas de formação certificada, workshops de partilha de boas práticas e eventos como o Festival do Voluntariado.
Como Capital Portuguesa do Voluntariado, Cascais organizará o X Encontro Intermunicipal do Voluntariado em novembro deste ano. Em 2024, o município candidatar-se-á ao Selo de Qualidade para o Voluntariado Join4Change, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este selo valoriza a qualidade das práticas de gestão de Programas de Voluntariado.