Combate à violência doméstica

10
Combate à violência doméstica

O combate à violência doméstica foi ontem debatido no Plenário do Fórum Municipal, no Centro de Convívio do Bairro do Rosário, em Cascais. Este fórum é uma peça fundamental na luta contra um problema que afeta profundamente várias famílias no município, colocando em risco vidas de todas as idades.

Completando 20 anos de atuação em 2023, o FMCVD reuniu para revisar as ações do ano anterior e planejar novas iniciativas para 2024. O fórum, composto por 47 membros de diversas organizações, trabalha em estreita colaboração para promover mudanças significativas na prevenção e erradicação do combate à violência doméstica. Sob a coordenação rotativa de entidades como a Câmara Municipal de Cascais, a APAV e o Espaço V, entre outras, são realizadas ações no terreno, apoio às vítimas e sensibilização da comunidade.

Durante o plenário, os representantes do FMCVD apresentaram os resultados do ano anterior, destacando o aumento do envolvimento dos membros e das iniciativas resultantes. Houve uma maior visibilidade para a problemática, um aumento na intervenção junto dos jovens, uma melhoria na qualificação dos profissionais e uma intervenção mais eficaz junto das pessoas idosas vítimas de violência doméstica.