Em Cascais e Sines, foram observados corais que estão a incorporar redes e fios de pesca nas suas estruturas, algo inédito a nível mundial até ao momento. Investigadores estão a estudar as possíveis consequências deste fenómeno.
Estes corais, conhecidos como Dendrophyllia Ramea, são de cor laranja e branca e habitam as águas frias da costa portuguesa, podendo atingir até um metro de comprimento. Mergulhadores têm encontrado esses corais a partir dos 30 metros de profundidade, e os pescadores relatam que têm um aroma a anis.
Há dois anos, pescadores em Cascais trouxeram para os investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente corais que tinham redes incorporadas nas suas estruturas. A professora Sónia Seixas estudou estes casos e descobriu que este fenómeno não tem registo em nenhum outro lugar do mundo.
Os estudos realizados junto à costa de Cascais e Sines revelaram que cerca de seis por cento dos corais desta espécie apresentam fios e redes de pesca no seu interior.
As consequências desta descoberta ainda são desconhecidas, e a pesquisa foi recentemente publicada na revista científica Marine Pollution Bulletin pelos investigadores Sónia Seixas, João Parrinha, Pedro Gomes e Filipa Bessa.
Fonte: SIC Notícias