Câmara Municipal investe 88 milhões em escolas do Concelho de Cascais

13
escolas do Concelho de Cascais
DR

Depois de alocar aproximadamente 20 milhões de euros à renovação de várias escolas nos últimos dois anos, Cascais está agora a iniciar a construção e reabilitação de mais quatro estabelecimentos de ensino, num investimento total de cerca de 68 milhões de euros. Este projeto está inserido no processo de descentralização de competências na Educação e recorre aos fundos do PRR.

Até ao momento, apenas uma das quatro escolas recebeu financiamento do PRR, através dos contratos de financiamento recentemente assinados entre o Governo e a Câmara Municipal de Cascais. Trata-se da Escola Secundária de Cascais, cuja construção teve início em julho de 2023, com investimento inicial do município. As restantes três escolas têm candidaturas de financiamento em análise no Programa Escolas do PRR.

Carlos Carreiras, presidente da CM de Cascais, destaca a capacidade de antecipação de investimentos em áreas prioritárias como saúde e educação, sublinhando os investimentos já realizados na recuperação e ampliação de três escolas, além da construção de uma nova. Salienta que todas as escolas do concelho estão a passar por intervenções significativas.

O futuro equipamento substituirá a atual Escola Secundária de Cascais, construída em 1974 e em mau estado devido à sua natureza provisória. Composto por um edifício de dois pisos, o novo espaço terá 44 salas de aula, um auditório, uma biblioteca e um pavilhão desportivo.

Além da construção da nova escola, a autarquia está a expandir e renovar mais três escolas do 2º e 3º ciclo e secundário: Ibn Mucana (Alcabideche), S. João do Estoril e Fernando Lopes Graça (Parede). Estas obras estão em curso, aguardando aprovação do PRR.

Os concursos públicos para as obras de ampliação destas três escolas estão em andamento, prevendo-se que comecem até o final de 2024. Essas intervenções incluem a criação de mais espaços educativos, modernização de áreas administrativas e de trabalho docente, e a construção de novos espaços de apoio aos alunos.