Cascais integra aliança metropolitana para eliminar a crise dos sem-abrigo

9
crise dos sem-abrigo

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, juntamente com a vereadora Carla Semedo, participaram no dia 10 de maio, numa reunião convocada pela Câmara Municipal de Lisboa, que contou com a presença de várias autarquias da Área Metropolitana da capital (AML).

O objetivo do encontro foi elaborar uma estratégia para lidar com o problema dos sem-abrigo, estimados em cerca de cinco mil na AML.

Segundo Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, foram delineadas “três propostas concretas”. Estas incluem a criação de uma mobilização interconcelhia, onde todos os municípios se unem com técnicos para discutir diariamente e resolver problemas; a identificação de novos locais de acolhimento que possam trabalhar em conjunto; e a necessidade de um financiamento articulado, inicialmente com o Estado Central e posteriormente a nível Europeu, para permitir às autarquias financiar, por exemplo, os centros de acolhimento.

Este plano tem uma duração de sete anos e envolve um investimento de 70 milhões de euros.

Após a reunião, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, alertou para “uma situação de injustiça social ainda maior”, destacando o aproveitamento político de alguns movimentos extremistas que utilizam pessoas em situação de vulnerabilidade.

Apenas seis dos dezoito municípios da Área Metropolitana de Lisboa estiveram presentes neste encontro, dos quais apenas três (Lisboa, Cascais e Oeiras) foram representados pelos seus presidentes.

Fotografia:Câmara Municipal de Lisboa