O “Bairro Treme” em São Domingos de Rana

10
Bairro Treme

Cerca de três centenas de pessoas marcaram presença no exercício de simulação de sismo, no Parque Urbano Outeiro de Polima, em São Domingos de Rana. Este evento teve como objetivo principal sensibilizar a população sobre a importância da preparação para emergências sísmicas e esclarecer comportamentos seguros que podem salvar vidas.

O exercício de simulação de sismo promovido pela AMU (Associação de Moradores da Urbanização) em colaboração com a CM Cascais, atraiu a presença de centenas de moradores, demonstrando um forte interesse da comunidade, em participar e aprender mais sobre as medidas de segurança a executar em situação de emergência. Este tipo exercício é crucial, para preparar a população e os serviços de emergência locais, para uma resposta rápida e eficaz em caso de uma situação real, conforme afirma Zeca Duarte, Presidente da AMU, “a necessidade que nós identificamos após os sismos avassaladores que temos visto, como por exemplo da Turquia, pensamos como é que os vizinhos do nosso bairro, o Parque São Domingos (conhecido pelo Bairro dos Diamantes), iriam dar resposta em caso de sismo.
Decidimos organizar este evento numa perspetiva de sensibilização para que as pessoas
adoptem os comportamentos corretos para quando acontecer”.

Bairro Treme

A participação da comunidade, reflete a crescente consciencialização da importância e preparação para os desastres naturais e como saber atuar, “sensibilizar a população em geral e particularmente esta zona, esta urbanização para o risco sísmico e quais os comportamentos que cada cidadão e cada família deve adorar em casa, se o sismo acontecer há sempre três orientações, que é baixar num sítio considerado seguro, aguardar e protegermo-nos com as mãos em cima da cabeça”, refere Rui Ângelo, Diretor
de Departamento da Proteção Civil de CM Cascais.

Quando as pessoas estão bem preparadas e informadas, conseguem proteger- se melhor e evacuar em segurança, conforme afirma Rui Ângelo, “se as pessoas, se protegerem e conseguirem evacuar em segurança vamos ter menos pessoas para hospitalizar, menos feridos graves, é esse o grande objetivo sensibilizar as pessoas, depois é termos os procedimentos definidos em termos de operacionais”.

Bairro Treme

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de perceber alguns procedimentos de evacuação, primeiros socorros e outras medidas de segurança dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, que dispõem de uma unidade especializada de busca e resgate em locais colapsados.

O evento decorreu durante todo o dia, oferecendo uma variedade de atividades para todas as faixas etárias. Como forma de agradecer e reconhecer o empenho de todos os participantes, a AMU decidiu proporcionar um convívio especial entre todos, conforme refere Zeca Duarte, “uma vez que tiramos as pessoas de casa, porque não presenteá-las de alguma maneira com um convívio entre todos”, com diversos insufláveis, trampolins, pinturas faciais,restauração e para os mais corajosos puderam experimentar uma viagem de balão de ar quente, com uma vista panorâmica do evento.

O evento contou ainda com a presença do Presidente da Câmara de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, e o Vice-Presidente, Dr. Nuno Piteira Lopes, destacando a importância e o impacto deste tipo de iniciativa para todos. Representantes da Proteção Civil, da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Municipal e o Comandante Paulo Santos dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos, também marcaram presença, reforçando o compromisso das autoridades locais com a segurança e a preparação da comunidade para este tipo de catástrofes.

Bruno Taveira