Gonçalo Proença é o novo campeão distrital de skate de Lisboa de sub-11. O skater do Magoito esteve imparável e conquistou a competição que decorreu no Skatepark do Estoril e contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Associação de Patinagem de Lisboa. Em entrevista ao NOTÍCIAS DE CASCAIS, o muito jovem skater português mostrou-se tremendamente feliz com o recente êxito, assume uma natural paixão pela modalidade, elogia o papel dos pais no apoio à sua ainda curta carreira e sonha chegar a patamares bem altos.
– Feliz com este triunfo no Estoril?
– Sim, muito. É fruto do meu trabalho, da minha dedicação ao skate. Passo horas a treinar, sou muito agarrado ao treino. Os meus pais têm sido muito importantes pela minha paixão pela modalidade.
– Como nasceu a paixão do skate?
– Esta paixão nasceu aos quatro anos quando os meus pais me ofereceram um skate. A partir dessa altura comecei a evoluir, a procurar novos desafios. Tenho uma vontade tremenda de praticar skate. Vou conseguindo superar cada desafio, isso deixa-me muito feliz. Ainda sou muito novo mas tenho o sonho de levar o universo do skate cada vez mais a sério.
– Já tens apoios financeiros?
– Vou ser patrocinado por uma marca de skates do Norte do País, com tábuas feitas à medida e também roupa mas ainda não é oficial. Sou eu que vou lançar a nova imagem da marca, e um desafio uito aliciante. Além disso também tenho o apoio do «Piranha», que é um estúdio de tatuagens de Viseu que fez questão de me enviar uma t-shirt, cap e uma fita para as chaves. São atenções que me motivam bastante.
– Estás ligado a algum clube?
– Não… participei nas provas em nome individual… para já é assim…
– Como é o plano de treino?
– Treino entre dois e três dias por semana, em casa onde tenho um halfpipe e um skatepark, normalmente o do Parque das Gerações, são sessões de cerca de duas a três horas, mas ando sempre de skate na mão. Nesta fase ainda estou assim, porque cheguei agora ao quinto ano e é tudo uma nova adaptação, tenho de focar-me nos estudos. Vou com calma para perceber como corre nesta nova etapa escolar. A minha escola? É a Dom Carlos I no Lourel.
– Sentes que a tua influênca pode ser um incentivo para os teus amigos seguirem o mundo do skate?
– Tenho funcionado como um grande incentivo para os meus amigos e amigas, sem dúvida, fazem-me muitas perguntas, ficam curiosas.
– Como tem sido a popularidade?
– Estou nas redes sociais geridas pelo meu pai… tenho recebida mensagens de apoio, umas a dar força e outras a dizer que sou um exemplo de dedicação ao desporto. Já recebi uma mensagem a dizer que graças a mim alguém começou a andar de skate. No Tiktok tenho vídeos com 100 mil visualizações. É engraçado que há muita gente que me segue, miúdos e graúdos, nunca pensei…
– Como está o teu palmarés?
– Já consegui vários pódios a nível nacional. Alguns deles em provas isoladas e outras em campeonatos. Subi, por exemplo, ao pódio no campeonato nacional, na etapa do Porto e até teve transmissão na Sport Tv, é muito importante que a comunicação social apoie o skate sem esquecer os mais novos.
– Há apoio da Federação ou da Associação?
– Sim, a Associação de Patinagem de Lisboa oferece a todos os participantes o seguro desportivo, o exame médico e a inscrição na Federação… vamos ver o futuro…