Cascais recebe, esta quinta-feira (7/11), o encontro sobre habitação na área metropolitana de Lisboa «Desafios que Precisam de Soluções», iniciativa organizada pela Área Metropolitana de Lisboa e pela Câmara Municipal de Cascais.
O encontro surge num contexto de emergência de uma atuação metropolitana no domínio da habitação, face à situação apurada no Diagnóstico das Condições Habitacionais Indignas na Área Metropolitana de Lisboa, que tornou mais evidente um conjunto de vulnerabilidades sociais e económicas resultantes do impacto da crise habitacional, que se tem vindo a acentuar nos últimos anos em toda a região.
«A crise na habitação é uma realidade nacional que, sem uma política focada em soluções fortes, dificilmente será superada. Numa corrida contra-o-tempo é necessário criar soluções de habitação. E aqui, as autarquias têm uma preponderância enorme neste processo de mitigação», destaca Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara.
Participam no encontro Basílio Horta, presidente do conselho metropolitano, Carlos Carreiras e Nuno Piteira Lopes, presidente e vice-presidente da câmara, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano, Benjamim Pereira, presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, e Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa.
Susana Nogueira, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, Nuno Neto, vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Carlos Rabaçal, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Filipa Roseta, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa e Ana Pinho, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa são alguns dos intervenientes já confirmados.
A inciativa terá também uma mesa-redonda sobre os desafios atuais da habitação, com a participação de eleitos das câmaras municipais de Lisboa e Almada e representantes do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo e Universidade de Lisboa.