Obras na linha ferroviária de Cascais e estações concluídas em 2028

11
DR

As obras na linha ferroviária de Cascais estarão concluídas em 2026 e a recuperação das estações até 2028. Quem o afirmou foi o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, em resposta a uma questão colocada pelo deputado Gonçalo Lage (PSD) na Assembleia da República, onde esteve a ser ouvido durante mais de cinco horas, no âmbito da discussão, na especialidade, da proposta do Orçamento do Estado para 2025.

«As obras na Linha de Cascais começaram com três anos de atraso, estavam previstas na Ferrovia 2020 e, mais uma vez, com a previsão de conclusão neste ano vai ser ultrapassado este prazo. Não se pode continuar ano após ano a sacudir a água do capote», afirma Gonçalo Lage.

Recorde-se que o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, disse, em outubro, que o plano de investimentos Ferrovia 2020, apresentado em 2016 e com vários atrasos nas obras, tinha um planeamento desadequado à capacidade de resposta e à profundidade dos projetos.

«Aquele planeamento era notoriamente desadequado daquilo que era possível fazer com a capacidade de resposta que existia e a profundidade que existia», adiantou ainda Miguel Cruz, na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas e Habitação, a pedido da Iniciativa Liberal (IL), para esclarecimentos sobre o ponto de situação da segurança e obras ferroviárias, nomeadamente, do Ferrovia 2020 e Plano Nacional de Investimentos 2030.