Futura residência para 41 estudantes no concelho, o Mosteiro de Santa Maria do Mar, localizado em Sassoeiros e projetado em finais dos anos 50 pelos arquitetos Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas e Pedro Vieira de Almeida, vai ser inaugurado após obras de requalificação, no dia 28 de novembro, às 11h00.
Adquirido pela Câmara Municipal de Cascais em setembro de 2017, incluindo os seus cinco hectares de vinha destinados à preservação do licoroso vinho de Carcavelos, este marco na preservação do património histórico no concelho foi totalmente renovado e abre agora portas como espaço residencial para estudantes, oferecendo alojamento acessível a 41 jovens, em resposta ao crescimento universitário em Cascais.
O projecto de requalificação representou um investimento total de 1.612.417,88 euros, tendo contado com apoio financeiro da União Europeia no âmbito do PRR (Erasmus+ Educação e Formação), no valor de 1.338.855,00 euros. O restante foi investimento autárquico.
Além da preservação da histórica do espaço que outrora acolheu a Congregação das Beneditinas da Rainha dos Apóstolos, que o habitou até 2010, o Mosteiro de Santa Maria do Mar, tem outras valências como uma sede para escuteiros, espaço verde aberto à população, ginásio ao ar livre e Hortas Comunitárias. Terá ainda, uma loja-adega para a realização de provas de vinho de Carcavelos e eventos ligados à história deste património gastronómico local.
CM Cascais