Novidades na vida desportiva em Cascais! O fundo de capital de risco ve2ventures adquiriu o Grupo Dramático e Sportivo de Cascais Futebol SAD, com o objetivo de alcançar a Liga 2 até 2030, anunciou entidade dos Países Baixos.
«Começámos inicialmente a olhar para clubes da segunda ou terceira divisão, mas a história do Cascais e a oportunidade, dada a localização única e a proximidade a Lisboa, bem como o seu potencial de desenvolvimento, fizeram-nos decidir que este era o clube certo para nós investirmos», afirmou David Dwinger, presidente executivo da ve2ventures.
O GDS Cascais participa na 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Lisboa, correspondente ao sexto escalão a nível nacional, mas os novos proprietários pretendem atingir em breve novos patamares, apontando para a promoção à Liga 2 até 2030 e para alcançar as competições europeias num prazo de dez anos.
«Temos a visão e, acima de tudo, o plano para tornar o Cascais num clube de futebol profissional importante em Portugal, tal como já acontece na vertente de râguebi do clube. E com base na aposta forte e diferenciada na formação. Queremos estar no topo da I Liga e com jovens de elevado talento a representar a seleção portuguesa», realçou o empresário neerlandês.
Novo complexo desportivo é objetivo
Para tal, a ve2ventures pretende criar uma academia de futebol de classe mundial, através do desenvolvimento de jovens talentos locais e internacionais, com o denominado projeto Play Like a Pro, mas também na construção de infraestruturas modernas, como um novo complexo desportivo com estádio, campos de treino, ginásio de última geração e alojamento.
«Não posso revelar os valores exatos, mas posso dizer que estamos comprometidos em investir múltiplos milhões de euros nos próximos anos para realmente construir este clube», avançou David Dwinger.
«Negociação foi fácil»
Segundo o responsável, o negócio agora divulgado começou a ser «cozinhado» há cerca de seis meses com o anterior dono, Nuno Mousinho Esteves, depois de ter sido escolhido como o alvo da ve2ventures em Portugal, e, mesmo sem especificar o montante envolvido nesta aquisição, assinalou que as SAD de clubes da mesma dimensão, mas em locais distintos, são vendidas por valores que variam entre os 500 mil euros e os 700 mil euros, dando a entender que o investimento em Cascais fez subir a parada.
«Posso dizer que a negociação foi fácil, porque houve disposição de todas as partes em olhar para o futuro, não apenas para o que o clube de futebol é hoje, mas sim para onde vai. Há uma oportunidade real de tornar o GDS Cascais em algo único», lançou David Dwinger.
O lançamento de uma equipa de futebol feminino para a época 2026/27 com um parceiro internacional, que vai permitir ambicionar atingir o topo do futebol feminino em Portugal nos próximos anos é outro objetivo dos novos investidores, que têm intenção de implementar tecnologias avançadas para a análise de desempenho e de treino, e práticas sustentáveis para tornar o clube num modelo ecológico.
Nuno Mousinho Esteves é conselheiro da administração
Nuno Mousinho Esteves, antigo líder da SAD do GDS Cascais, vai assumir agora o papel de conselheiro da administração, mostrando-se confiante no projeto: «O GDS Cascais tem um papel importante na identidade do concelho. Sabendo da nossa responsabilidade, queremos que o clube seja acessível a todos, promova o talento local e, ao mesmo tempo, projete Cascais a nível internacional. Na nossa estratégia, só a conjugação dos pilares desportivo e social pode resultar no sucesso que todos queremos para o clube.»
Fundada em 2023, a ve2ventures é especializada no desenvolvimento de produtos digitais inovadores para as indústrias do desporto, dos media e do entretenimento. Com sede em Amesterdão, Países Baixos, a equipa conta com membros com experiência em empresas como a Airbnb, Eleven Sports, Adidas, Eurosport, 433, HP, PayPal, eBay e Fanatics.