Cascais é oficialmente reconhecida como a primeira Capital Portuguesa do Voluntariado, um título que destaca o papel ativo do município no incentivo e na valorização do trabalho voluntário.
No Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), Cascais realizou a cerimónia de encerramento do ano, em que o município foi distinguido como a primeira Capital Portuguesa do Voluntariado e, ser distinguido com o Selo de Qualidade Join4Change, na categoria Excelência.
Trata-se de um sistema de identificação, análise e valorização da qualidade de práticas de gestão de programas de voluntariado, criado no âmbito do Projeto Join4Change, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Cidadania Ativa.
![](https://noticias-cascais.pt/wp-content/uploads/2024/12/Nuno-Piteira-Lopes_I-1024x684.jpg)
Piteira Lopes: «Dinâmica de voluntariado assinalável»
O evento decorreu no emblemático Mercado da Vila, e marca o culminar de um ano dedicado à celebração, promoção e reconhecimento do papel do voluntariado. Durante a cerimónia o vice-Presidente, Nuno Piteira Lopes, fez um breve resumo sobre o ano de 2023, «Cascais apresenta uma dinâmica de voluntariado assinalável, caracterizada através dos seguintes indicadores, número de voluntários: 18 531, número de projetos de voluntariado: 1644, número de horas realizadas: 1 651 688, número de organizações que promoveram estes projetos: 116 escolas (públicas e privadas)».
Estes números refletem os esforços de todos em promover uma cultura de solidariedade, cidadania ativa e impacto social positivo, tanto a nível local como nacional. Cascais tem um histórico exemplar no voluntariado, considerado um concelho pioneiro em diversas iniciativas de envolvimento comunitário, como a criação do Programa Maré Viva, que surgiu em 1999 (com 25 anos de existência), desde então, foram criados mais cinco programas em várias áreas como Ambiente, Social, Saúde, Cultura, Desporto e Turismo, conforme assinalou o vice-presidente, Nuno Piteira Lopes.
Durante a cerimónia, o vice-presidente anunciou ainda que, «em Cascais assumimos uma estratégia de diferenciação pela qualidade e estamos a construir um Programa de Apoio ao Voluntariado, que terá como principal objetivo operacionalizar a visão estratégica para o voluntariado em Cascais enquanto exercício de cidadania ativa».
![](https://noticias-cascais.pt/wp-content/uploads/2024/12/Mercado-da-Vila-1024x700.jpg)
Carlos Carreiras: «Uma honra e previlégio»
Para o presidente da câmara, Carlos Carreiras, «foi uma honra e um enorme privilégio ser a primeira Capital Portuguesa do Voluntariado». Todos os projeto e ações de voluntariado desenvolvidas no concelho, são dinamizadas pela Divisão de Voluntariado, Divisão de Juventude, Empresa Municipal Cascais Ambiente e Associação S. Francisco de Assis.
Durante a cerimónia foi assinalada a comemoração dos 25 anos de Voluntariado Jovem e dos 15 do Programa Tutores de Bairro: atribuição do Selo de Qualidade Academia Voluntária pela CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social) às várias instituições de ensino superior que se distinguiram pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado e ainda a atribuição do Troféu Português do Voluntariado pela Confederação Portuguesa de Voluntariado às pessoas voluntárias associadas a projetos e/ou ações de voluntariado de reconhecido valor para as comunidades ou para o país.
Bruno Taveira (Imagem)