Chuva de estrelas marcada para esta sexta-feira 13

25
DR

Vem aí a última chuva de estrelas de 2024 e logo numa sexta-feira… 13. Oportunidade para Portugal voltar-se para os céus e contemplar a chuva de meteoros Geminídeas (GEM). Esta chuva de meteoros é considerada um dos fenômenos mais intensos da astronomia. Durante sua ocorrência, pode apresentar até 150 meteoros por hora.

O fenómeno das Gemínidas ocorre entre o dia 19 de novembro e 24 de dezembro, mas é na noite da próxima sexta-feira que atinge o pico de atividade. Sob condições ideais de céu limpo e em local escuro para possivelmente poder observar o rasto de 150 (!) estrelas.

Esta chuva de estrelas tem origem num asteroide e não num cometa, como acontece com outros fenómenos semelhantes. A sua queda acontece, registe-se, todos os anos quando o asteroide 3200 Phaethon, que ganhou o seu nove devido o mito grego de Phaëthon, filho do deus do sol Hélio, passa pelo sol, deixando para trás um rasto empoeirado.

O nome deste enxame resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação dos Gémeos.  Vai ser possível assistir à passagem de meteoros praticamente durante toda a noite, mas o facto de ser noite de Lua Cheia pode dificultar o avistamento.