Edilidade lança Fundo Verde Municipal

12
DR

Está lançado o primeiro Fundo Verde municipal em Portugal. São três milhões de euros para apoiar famílias no aumento da eficiência energética e conforto térmico, que vai até 100% nos primeiros dois escalões do IRS.

O Fundo Verde de Apoio às Famílias pretende ajudar a comunidade, segundo avança o presidente da ediçidade, Carlos Carreiras: «O objetivo é continuar a reduzir a emissão de gases com efeito estufa e começar a promover esta mesma transição para fontes de energia renovável assim como combater a pobreza energética e assegurar condições de conforto térmico adequadas aos munícipes.»

Carreiras adianta ainda que «nós sabemos que, de uma forma generalizada, são muitos os cidadãos que não têm este conforto térmico e esta medida permitirá também a redução dos custos energéticos das famílias de Cascais, proporcionando assim também algum alívio financeiro, quer a médio, quer a longo prazo».

O autarca destacou ainda que «a iniciativa está aberta a toda a população, desde os munícipes com menor nível de rendimentos, com financiamento direto por parte da câmara do orçamento municipal».

O Fundo Verde também apoiará em aconselhamento os contribuintes com rendimentos acima do 6.º escalão do IRS – Imposto sobre Rendimentos de Pessoas Singulares o mesmo acontecendo com munícipes até ao 6.º escalão de IRS, com domicílio fiscal no concelho.

Segundo a autarquia, em comunicado, as taxas de comparticipação no Fundo Verde Famílias Cascais estão entre os 50% e os 100%, de acordo com a tipologia de intervenção e o escalão em que o beneficiário se insere, até ao máximo de 10.000 euros por candidatura.