FUNCEX instala-se em Cascais para arrancar com atividades na Europa

6

A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – FUNCEX, com sede no Rio de Janeiro, vai avançar com o projeto FUNCEX Europa e escolheu o concelho de Cascais para arrancar com as atividades no continente europeu.

Esta quarta-feira, foi assinado um memorando de entendimento entre a Fundação e o Município de Cascais, onde se estabelece uma parceria para promover as relações comerciais entre empresas dos dois países, assim como a participação de Cascais nas ações de capacitação e treinamento, consultadorias e pesquisas, com acesso ao mais completo banco de dados sobre o comércio exterior brasileiro.

“Esta é uma forma de fortalecermos os laços com o Brasil e mais uma vez afirmar Cascais como uma superpotência Afro-ibero-latino-americana, cumprindo o nosso desígnio de relacionamento com o mundo e com isso criar condições para gerar mais emprego, mais investimento e termos capacidade para que cada um dos povos possa aspirar a viver melhor”, afirmou na ocasião Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais na inauguração da sede da FUNCEX Europa.

A FUNCEX será o centro nevrálgico das suas operações na Europa, promovendo a partir do concelho de Cascais, o comércio internacional e serviços, incluindo o Turismo, em todo o mundo, apoiando o desenvolvimento de empresas, inclusive pequenas e médias, na sua internacionalização.

“A escolha de Cascais (para sediar a FUNCEX Europa) é uma escolha natural porque é muito mais do que se possa imaginar. Além da oferta na Cultura, Serviços e Turismo, Cascais traz as oportunidades que o Brasil precisa, tanto na área de inovação, como na área de relações internacionais, por isso é indispensável para a expansão da FUNCEX no exterior”, garantiu António Carlos da Silva Pinheiro, presidente da Fundação.

Recorde-se, a Fundação Centro de Estudos do comércio Exterior é considerada a mais conceituada instituição de pesquisas de comércio exterior do Brasil, desenvolvendo há 47 anos, projetos para estimular e a ajudar empresas brasileiras no desenvolvimento do comércio exterior.

A FUNCEX Europa irá promover o apoio a empresas brasileiras que queiram estabelecer relações com os países da Europa e designadamente, Portugal e, simultaneamente, ajudar empresas portuguesas e europeias a ingressar mo mercado brasileiro.