Pampilhosa da Serra presta homenagem a Cascais

8

Cascais participou nas Comemorações da cidade irmã Pampilhosa da Serra esta terça-feira, 10 de abril. Na cerimónia, o concelho foi homenageado com a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra “pela notável mobilização e generosidade evidenciados” após os incêndios de 2017.

Alimentos, animais, árvores, materiais de construção, vestuário ou brinquedos, foram alguns dos apoios que Cascais entregou às vítimas dos incêndios e para a recuperação daquelas localidades.

Um esforço conjunto da autarquia e de todos os cascalenses que contribuíram para a Campanha “Cascais Solidária” lançada na altura. Além de bens doados pela população, a Câmara Municipal de Cascais enviou ovelhas e carneiros da Quinta do Pisão, árvores do Banco Genético Vegetal Autóctone, entre outras doações que ajudaram a regenerar a Pampilhosa da Serra.

No mesmo sentido, a Embaixada de Israel em Portugal também foi distinguida nesta cerimónia por ter promovido um concerto solidário em 2018 que angariou 70 mil euros, verba que integrou o programa de apoio à reconstrução de habitações não permanentes.

Carlos Carreiras, presidente da autarquia, Francisco Kreye, vereador e Dor Shapira, embaixador de Israel em Portugal, foram recebidos por Jorge Alves Custódio, presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra.

De recordar que, Cascais e Pampilhosa da Serra mantêm um acordo de geminação inédito, assinado em 2018, de forma a promover o estreitamento dos laços de amizade,  cooperação, conhecimento mútuo e a colaboração nos diferentes domínios de interesse, vontades e projetos comuns.