Paula Rego homenageada pela revista “Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher”

5
Casa Paula Rego | Foto: @Cãmara de Cascais

A pintora Paula Rego (1935-2022) vai ser homenageada pela revista científica “Faces de Eva”, que a destaca no próximo número, e promove uma conversa sobre a vida e obra da artista, na quarta-feira, anunciou a publicação.

A arte como transfiguração da realidade é o tema central da edição n.º 48 da revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que será lançada esta quarta-feira, pelas 18h00, no Museu Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, num encontro de entrada livre e aberto ao público.

Um ano após o desaparecimento da pintora, uma das mais destacadas criadoras portuguesas a nível internacional, a direção da revista decidiu prestar-lhe homenagem e realizar um “encontro de reconhecimento e gratidão pela arte e pela vida multifacetada de Paula Rego”, explica, num texto sobre a nova edição.Publicação científica semestral, a revista “As Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher” foi lançada em 1999, pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CICS-NOVA).

A sessão de apresentação do novo número acolherá uma conversa em torno da vida e obra da pintora, com a coordenadora da programação e conservação do Museu Casa das Histórias Paula Rego, Catarina Alfaro, e a escritora Anabela Mota Ribeiro, autora do livro “Paula Rego por Paula Rego”, publicado em 2016.

Recorde-se, Paula Rego recebeu, em 1995, as insígnias de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, em 2004, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e, em 2011, o doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade de Lisboa, título que possui de várias universidades no Reino Unido, como as de Oxford e Roehampton. Em 2019, foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura.

Fotografia: @Câmara Municipal de Cascais