Na terça-feira, dia 30 de abril, o Mercado da Vila de Cascais foi o cenário escolhido para acolher o evento dedicado ao empreendedorismo jovem, o Junior Market Cascais, uma iniciativa desenvolvida pela Junior Achievement Portugal (JAP) em colaboração com a DNA Cascais.
Este evento foi parte integrante do programa “A Empresa”, que desafia os alunos do ensino secundário a conceberem ideias de negócio que abordem questões reais, sejam sustentáveis e inovadoras. Ao longo do ano letivo, milhares de alunos de todo o país participaram neste programa, explorando a criação e gestão de uma empresa, com o apoio de professores e voluntários da JAP.
“Esta é uma oportunidade fantástica para os jovens que aspiram a ser empreendedores”, destacou Frederico Nunes, vereador da Câmara Municipal de Cascais e presidente do Conselho de Administração da DNA Cascais. “Desde 2016, temos estado envolvidos neste projeto e todos os jovens presentes aqui são vencedores pelo simples facto de terem participado”, acrescentou o vereador.
O Junior Market Cascais marcou mais uma fase do programa “A Empresa”, com um júri a selecionar as três miniempresas (SEEA – Colégio Marista de Carcavelos; Easywalk – Salesianos do Estoril; Holcap – Colégio Marista de Carcavelos) que apresentaram as ideias de negócio mais promissoras. Estas equipas serão agora representadas na XVII Competição Nacional, agendada para o Porto, no dia 29 de maio.
“Gostaria de expressar o meu agradecimento a todos os envolvidos por acreditarem neste projeto. São os alunos que nos inspiram a acreditar num futuro melhor”, salientou Gonçalo Duque, CEO da Junior Achievement Portugal.
O Mercado da Vila recebeu um total de 25 miniempresas dos concelhos de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra, com mais de 100 alunos do ensino secundário presentes, representando 15 projetos de escolas de Cascais. Durante todo o dia, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar e defender as suas ideias nos seus stands.
Este evento é mais um testemunho do crescente interesse e envolvimento dos jovens no empreendedorismo, não apenas em Cascais, mas em todo o país.