Arquitetos premeiam Polo de Saúde de Carcavelos

19
Polo de Saúde de Carcavelos

Simão Botelho, Joana Jordão, Mário Serrano e Margarida Fonseca são os quatro arquitetos responsáveis pelo projeto do Polo de Saúde de Carcavelos, galardoados com o Prémio da III edição dos Jovens Arquitetos.

Este prémio anual, atribuído pela Vida Imobiliária e com curadoria dos arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Durão e Paulo Serôdio, distingue projetos de jovens arquitetos com menos de 40 anos. Na sua terceira edição, o júri composto por Begoña Abajo Castrillo, Hugo Barros e João Quintela teve a tarefa de selecionar os vencedores.

O projeto do Polo de Saúde de Carcavelos vai para além do valor estético, integrando diversas valências que transcendem a sua função como unidade de saúde. Concebido como um espaço público aberto à comunidade local, o polo agrega outras atividades, comerciais e lúdicas, numa praça equipada com áreas para crianças e espaços para atividades físicas ao ar livre. Transforma um edifício público num ponto de encontro social, reunindo a população local em torno de um propósito que vai para além dos serviços de saúde.

Este projeto, premiado em conjunto com o projeto “Casa no Tâmega”, tem uma ligação direta com a autarquia: após um concurso público para a elaboração do projeto do Polo de Saúde de Carcavelos, os arquitetos selecionados formaram um consórcio, o SIJOMA, responsável pela arquitetura, coordenação dos restantes projetos e supervisão da obra.

A empreitada teve início em novembro de 2021 e foi concluída em junho de 2023, num valor total de 5.967.172€. A percentagem de trabalhos imprevistos foi de apenas 2,2% do valor adjudicado, um valor bastante baixo que atesta a qualidade do projeto.