António Costa eleito presidente do Conselho Europeu

12
António Costa

Na noite desta quinta-feira, o ex-primeiro-ministro português António Costa foi confirmado como presidente do Conselho Europeu. Embora a sua nomeação já fosse amplamente esperada, a confirmação oficial ocorreu durante uma reunião de líderes em Bruxelas. António Costa é o primeiro português e o primeiro socialista a assumir esta posição em Bruxelas.

Eleito pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, António Costa irá exercer um mandato de dois anos e meio como presidente do Conselho Europeu.

A notícia foi confirmada pelo atual presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que anunciou na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) que os líderes da UE “elegeram António Costa como novo presidente do Conselho Europeu”.

Em conferência de imprensa, Charles Michel destacou a rapidez do processo de eleição, considerando-a um forte sinal da democracia europeia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, após ser nomeada para um segundo mandato, expressou estar “honrada e encantada” por partilhar a nomeação com António Costa e Kaja Kallas, que assume cargos de topo na União Europeia.

“Estou muito honrada e encantada por partilhar este momento tão especial com António Costa como presidente do Conselho Europeu e Kaja Kallas como vice-presidente da próxima Comissão e chefe da diplomacia da União Europeia (UE)”, afirmou Ursula von der Leyen.