Causas do incêndio em Alcabideche ainda são desconhecidas

23
incêndio Alcabideche

As causas do incêndio em Alcabideche, concelho de Cascais, e a área ardida ainda não são conhecidas, sabe-se, no entanto, que  provocou 14 feridos, onze bombeiros – um por mal-estar, um com um traumatismo na perna, dois com queimaduras ligeiras e os restantes por exaustão e inalação de fumos – e três civis, por inalação de fumos. Os feridos foram transportados para o hospital, mas não inspiram cuidados.

Relativamente a dados materiais, além da área ardida uma viatura dos bombeiros da Agualva-Cacém ficou danificada na sequência das chamas.

No local, registe-se, estiveram 407 bombeiros, apoiados por 124 veículos terrestres e 9 meios aéreos. As chamas causaram danos num centro hípico da localidade da Charneca, tendo os bombeiros retirado todos os 30 cavalos e nenhuma habitação nas redondezas foi afetada pelo fogo, que deflagrou na localidade de Janas, freguesia de Alcabideche, consumindo mato e floresta.

O combate às chamas, que foi muito dificultado pelo vento, mobilizou centenas de operacionais de várias corporações da Grande Lisboa, apoiados ainda por elementos das sub-regiões do Oeste, Península de Setúbal e Lezíria-Tejo.

O segundo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Joaquim Santos, esclareceu que os meios de combate diminuem progressivamente ao longo da noite, à medida que forem consolidadas as operações de rescaldo do incêndio.

BRUNO TAVEIRA – TEXTO e IMAGEM