Alopécia

7
Pessoa com Alopécia
man with alopecia close up photo

A alopécia ou calvície é uma condição em que há ausência ou rarefação de cabelo, com uma perda acentuada do número de fios de cabelo ao longo do tempo. É normal perder até cerca de 150 fios de cabelo por dia, contudo um número superior pode ser um sinal de alerta.

Existem várias causas como fatores genéticos, défices nutricionais e vitamínicos, toma de
determinados medicamentos e alterações hormonais. Há um subtipo específico de alopécia,
denominada alopécia androgenética, em que níveis mais elevados de testosterona ou uma
maior sensibilidade a esta hormona pode levar a uma queda excessiva de cabelo.

Por esta razão, a calvície afeta mais os homens do que as mulheres, devido aos valores mais elevados de testosterona. No homem ocorre uma perda total de cabelo na região da coroa, zonas frontais e laterais, mas na mulher o que se verifica é um afinamento dos cabelos, tornando os fios mais finos, mais frágeis e uma menor densidade capilar, sobretudo na região superior da cabeça, com maior exposição do couro cabeludo ao longo do tempo.

Em alguns períodos da vida, em que há uma exposição a fatores de stress, ansiedade e a alterações hormonais, como é o caso da gravidez, pós-parto ou menopausa pode ocorrer uma queda transitória de cabelo, que dura algumas semanas ou até meses, denominada de eflúvio telógeno, que reverte espontaneamente, com um novo ciclo de crescimento de cabelos e aparecimento de fios menores no couro cabeludo.

Deverá sempre recorrer a um médico para diagnosticar o tipo de alopécia, uma vez que o
tratamento depende da causa subjacente a esta condição.

 

*Patrícia Galrinho Rodrigues, médica interna de 3.º ano de MGF da USF São Martinho de Alcabideche