Vasco Botelho da Costa, natural de Alcabideche, concelho de Cascais, entrou com o pé direito no Alverca. O treinador que orientou equipas do Estoril-Praia e do Dramático de Cascais conduziu o Alverca à vitória e logo na condição de visitante do Marítimo.
Foram 19 anos, três meses, três semanas e quatro dias à espera de um novo dia assim nos campeonatos profissionais. Passados 7.057 dias, o Alverca voltou a ganhar na Liga 2, e logo no Estádio do Marítimo, no Funchal, onde nunca tinha conseguido vencer.
Um triunfo, no anfiteatro dos insulares, por 1-2, que coincidiu com a estreia do treinador Vasco Botelho da Costa, de 35 anos, à frente do conjunto ribatejano.
Afastado das ligas profissionais desde 2005, o Alverca, que num primeiro momento chegou a suspender o futebol sénior, tinha vencido pela última vez num campeonato organizado pela Liga Portugal a 22 de maio de 2005. O adversário foi o Desportivo de Chaves, o jogo realizou-se em Alverca do Ribatejo, e o marcador assinalou 1-0.
Primeira vitória de sempre nos Barreiros
A data de 15 de setembro de 2024 marca, assim, um novo capítulo na história do clube da periferia de Lisboa. Não só voltou a vencer na Liga 2 como o conseguiu pela primeira vez no terreno do Marítimo (foi o 11.º jogo entre as duas equipas, o primeiro nesta prova, e apenas a segunda vitória do Alverca).
Em mudança de ciclo, depois de a administração da SAD do Alverca ter decidido pela substituição do treinador, com Vasco Botelho da Costa a suceder a José Pedro (três empates nas três primeiras jornadas e, sobretudo, a goleada (4-0) sofrida em casa com o Académico de Viseu terá precipitado o desfecho), o triunfo no Funchal relançou a equipa na competição, ascendendo ao 10.º lugar, com 6 pontos (menos cinco que o líder Penafiel).
Treinador campeão da Liga 3
Curiosamente, a vitória na Madeira apenas confirmou uma tendência de Vasco Botelho da Costa desde que assumiu, em 2019, os sub-19 do Estoril. O treinador campeão da Liga 3 pelo União de Leiria e duas vezes campeão da Liga Revelação e da Taça Revelação Sub-23 ao serviço do Estoril, venceu sempre na estreia ou no primeiro jogo oficial da temporada.
Foi assim nos juniores e nos sub-23 do Estoril (2019/20 e nas duas temporadas seguintes), na União de Leiria (2022/23 e 2023/24) e agora no Alverca. Contas feitas, e apenas no futebol sénior (inclui sub-23), soma 129 jogos, 77 vitórias (68%), 21 empates e 31 derrotas. Um saldo muito interessante, de facto!