O Parque Natural de Sintra-Cascais recebe, esta sexta-feira (14h00), uma sessão de apresentação do projeto piloto NATURELAB, uma iniciativa internacional que conta com a parceria da Câmara Municipal de Sintra.
A sessão será realizada em frente ao Parque de Monserrate e será conduzida por representantes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Forest Therapy Hub, ambos também parceiros do projeto.
Em Sintra, foram selecionados quatro espaços para integrarem esta iniciativa e se transformarem em jardins terapêuticos: a Quinta da Ribafria, a Agrofloresta Mira Sintra, o Eco Parque Urbano da Rinchoa e o Parque Natural de Sintra-Cascais, onde será feita a demonstração do projeto durante a apresentação.
Este programa, promovido pela Câmara Municipal de Sintra em colaboração com diversas instituições locais, como IPSS, associações, estabelecimentos prisionais e escolas, visa melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Através de intervenções baseadas na natureza, os participantes poderão beneficiar de oportunidades para socialização, exercício físico, estimulação sensorial e desenvolvimento cognitivo e criativo.
O NATURELAB – Intervenções Baseadas na Natureza para Melhorar a Saúde e o Bem-Estar é um consórcio internacional financiado pela plataforma Horizonte Europa e coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
O projeto tem como objetivo aumentar o reconhecimento dos espaços naturais, verdes e azuis como promotores de saúde e bem-estar, para que possam ser validados e prescritos como terapêuticos por entidades credenciadas. Além disso, visa prevenir doenças como as cardiovasculares, obesidade, stress, ansiedade e dificuldades de concentração, trabalhando também a vertente sensorial e cognitiva dos participantes.