O surfista cascalense Francisco Ordonhas sagrou-se campeão europeu júnior da World Surf League, depois de ter terminado o recente Pro Junior Razo (2ª e última Etapa do Circuito Pro Junior Europeu) na 4ª posição.
Apesar do melhor português na prova disputada na Corunha (Espanha) ter sido Matias Canhoto (2º classificado), quem leva o título é Ordonhas, depois de ter atingido a Final e ter visto os seus mais diretos adversários caírem nas rondas iniciais.
O francês Noa Dupouy foi afastado logo na 2ª Ronda, e o também francês e nº2 do ranking mundial Paco Alonzo, acabou a sua prestação nos Quartos-de-Final.
O título ficou confirmado para o jovem cascalense quando o espanhol Jocobo Trigo falhou a Final e viu Ordonhas avançar para a eliminatória final.
Para além de Ordonhas, também foram à Final os lusos Matias Canhoto e João Mendonça e ainda o espanhol Dylan Donegan dos Santos, que conquistou o torneio e retirou a possibilidade a Canhoto, que estava na luta pelo título com o compatriota, e ainda com o espanhol e os franceses referenciados acima.
Com um 3º lugar na etapa inaugural, disputada em Marrocos, e um 4º lugar agora na Corunha, o surfista natural de Cascais conseguiu os pontos suficientes para poder levantar o troféu.
Na conferência de impresa pós-competição, o novo campeão europeu júnior referiu que “este é um objetivo que já tinha há algum tempo; sinto-me muito bem, foi uma conquista com um sabor especial; nunca estive nervoso, mas tinha a pressão de fazer um bom resultado para ficar no top 2 e consegui lidar bem com essa pressão; não é fácil, mas consegui usar a pressão para ir crescendo heat após heat; fazer a Final com 2 colegas com quem partilho muitos momentos em Portugal foi muito especial; ver que os surfistas portugueses estão a causar impacto a nível europeu é sempre muito bom”.
Nas contas finais, Francisco Ordonhas somou 1250 pontos, enquanto Matias Canhoto quedou-se pelo 5º lugar e João Mendonça “agarrou” um top-10, ao ficar no 8º posto.
Este feito do jovem de 19 anos de idade iguala as conquistas de Tiago “Saca” Pires (1999) e Vasco Ribeiro (2014), no plano masculino, e ainda de Teresa Bonvalot (2016 e 2017) do lado feminino, curiosamente também ela natural de Cascais.
Francisco Ordonhas prepara-se agora para a disputa do Mundial Junior da WSL, que se irá disputar em Janeiro do próximo ano.