A Câmara Municipal de Cascais deu início ao Mês da Saúde Mental com um debate sobre… «O Caminho da Saúde Mental e Respostas no Concelho», evento que se realizou no CascaiShopping.
O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, esteve na ação, e garantiu o apoio da autarquia: «Quando falamos destes assuntos, devemos saber que sozinho ninguém consegue resolver os problemas. Precisamos de uma comunidade, como é o município, que juntamente com parceiros, tenta dar resposta na área da saúde mental».
No debate inicial, foi destacada a importância das respostas locais para os desafios da saúde mental, com foco na redução do sofrimento, na preservação da dignidade e no combate a estigmas e discriminações. Carla Semedo, vereadora da CM Cascais, com o pelouro da Solidariedade Social, Saúde e Direitos no Território, participou no debate que contou ainda com Frederico Pinho de Almeida e Alexandre Faria, vereadores, Nuno Alves, presidente da Junta da União de Freguesias de Carcavelos Parede e José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche.
Ao longo deste mês de outubro, Cascais promove uma série de iniciativas gratuitas voltadas para a sensibilização e promoção do bem-estar mental da população.
O programa inclui atividades como sessões de sensibilização, seminários e atividade física, todas com o objetivo de prevenir doenças mentais e criar uma sociedade mais inclusiva e livre de estigmas.
A exposição do «A avó veio trabalhar» é exemplo desta panóplia de iniciativas, fomentando o envelhecimento ativo, afastando os seniores do isolamento e eventuais complicações de saúde mental. Este projeto, da Fermenta, tem um espaço em São Domingos de Rana, e foi criado por Susana António e Angelo Compota. Apoiado pelo PRR, Plano de Recuperação e Resiliência, consiste em workshops de serigrafia, bordado criativo e tricot, para os seniores desenvolverem a sua criatividade e transformarem-na em obras de arte.
CM Cascais