Estoril Classics: Chuva entrega vitória ao Shadow de Mark Harrison

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O tempo não estava convidativo este domingo, com o céu forrado de nuvens que ameaçavam chuva tocada a vento, mas os estoicos adeptos portugueses não deixaram de marcar presença no Autódromo do Estoril para o derradeiro dia da edição de 2024 do Estoril Classics e foram brindados com grandes corridas entre máquinas inesquecíveis.

Imagem: Bruno Taveira

Quando se deu o arranque para o Classic GP as bancadas do Autódromo do Estoril estavam cheias, vendo Soheil Ayari, que arrancava da pole-position depois da vitória de ontem, cair para o quinto posto na primeira curva.

Sempre com a ameaça de chuva a pairar no ar, o piloto do Ligier JS21 começou uma boa recuperação até ao primeiro lugar, quando estavam completadas sete voltas. Porém, a chuva agora caía e a organização de prova decidiu mostrar bandeiras vermelhas, quando faltavam oito minutos para a bandeira de xadrez.

Isto significou que Ayari cairia para o terceiro posto no alinhamento para novo recomeço, com Safety-Car, dado ter ultrapassado os dois primeiros na volta em que as bandeiras vermelhas foram mostradas.

Com problemas de pneus, o francês acabaria por desistir, ao passo que Mark Harrison ficava descansado no comando. O piloto do Shadow DN9B liderou toda a corrida, excepto os metros em que Ayari chegou ao comando, tendo lidado bem com a pressão que lhe foi exercida, mostrando-se um digno vencedor do Classic GP de 2024. No segundo posto ficou o Lotus 72 pilotado por Katsu Kubota, que triunfou na Classe A, ao passo que Laurent Fort, em Ensign MN181-B, completou os três primeiros.

Imagem: Bruno Taveira

Corridas emocionantes inebriam o muito público

2.0 Litre Cup deu início ao dia de corridas, com uma prova cheia de lutas entre os Porsche 911 2.0 ao longo de todo o pelotão que foi entusiasmando o muito público que já marcava presença nas bancadas do circuito permanente mais antigo de Portugal.

Marino Franchitti liderou grande parte da primeira metade da prova, mas a troca de pilotos foi demorada, o que deixou Dario Franchitti, o seu irmão muito atrasado. No entanto, o triplo vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, não deixou os seus créditos mãos alheias e, com uma recuperação fulgurante, conseguiu chegar ao primeiro posto para vencer a etapa do Estoril da 2.0 Litre Cup.

Imagem: Bruno Taveira

Anos 70/80 em ação

A corrida que se seguiu foi a Classic Endurance Racing II, categoria que apresenta carros que participaram nas grandes provas de resistência nos anos 1970 e 1980.

Apesar a ameaça de chuva e de ter caído alguma no início, a pista manteve-se apta para pneus slicks, oferecendo uma corrida animada ao muito público que se continuava a juntar nas bancadas.

Foram diversos os carros que passaram pelo comando, como foi o caso do BMW M1 Procar Sebastian Glaser, assim como o Osella PA5 de Nick Padmore, mas no final, Maxime Guenat imporia o seu Lola T286 na prova dos Classic Endurance Racing

Endurance Racing Legends a fundo
Depois de uma pausa competitiva para o público se deleitar com os fantásticos Fórmula 1 presentes na demonstração, na qual pontificaram os espectacular Tyrrell 021 com motor Yamaha V10, e o belíssimos Tyrrell P34 completamente original de Pierluigi Martini, foi a vez da prova final da Endurance Racing Legends.

Uma vez mais, as máquinas que competiram nas prova de resistência nos anos 1990 e princípio do século impressionaram os adeptos e ofereceram uma corrida bastante animada, que só ficou decidida nos últimos instantes, quando o Maserati MC12 GT1 de Evgeny Kireev passou o Lola MG EX257 de Mike Newton, triunfando.

Regresso aos anos 60

Depois da prova Endurance Racing Legends, o Autódromo do Estoril voltou quase sessenta anos atrás no tempo com o The Gentleman Challenge. Ao longo da corrida de quarenta minutos assistiu-se a uma feroz luta entre diversos pequenos protótipos ingleses do final dos anos 1950 e início dos 1960.

Luc-Pierre Verquin conseguiu impor o seu Lister Knobbly Chevrolet ao Cooper T38 de Frederic Wakeman/Patrick Blakeney-Edwards por doze segundos, tendo ficado o Lotus XI de Dafyd Richards no degrau mais baixo do pódio.

A prova do Heritage Touring Cup realizou-se logo a seguir ao Classic GP e um intenso duelo entre os Ford e os BMW agarrou os fãs, que se mantiveram em largo número nas bancadas do Autódromo do Estoril.

Yves Scemama conseguiu levar a melhor na batalha, colocando o seu possante Capri RS 3100 Cologne no primeiro lugar para vencer a prova, muito embora Emile Breittmayer, em BMW 3.0 CSL, se tenha aproximado ligeiramente da liderança nos momentos finais, ficando no segundo posto a nove segundos. No terceiro posto ficou um modelo idêntico da marca bávara, o pilotado por Michael Kammermann.

Imagem: Bruno Tavaeira

Paulo Lima vence prova de 50 minutos

Iberian Historic Endurance foi a prova que se seguiu e presenteou os adeptos com excelentes motivos de interesse, para lá do seu extenso e exótico pelotão, destacando-se o fervoroso duelo entre o Ford GT40 de Christian Oldendorff e o de Paulo Lima. O português levou a melhor, vencendo a prova de cinquenta minutos, sendo acompanhado por Olivier Muytjens, em Shelby Cobra Daytona, e por Oldendorff, na subida ao pódio, por esta ordem.

O Classic Endurance Racing I fechou o Estoril Classics deste ano, que ao longo dos três dias contou com trinta e cinco mil pessoas nas bancadas e paddock, tendo produzido momentos emocionantes ao cair da noite. O Chevron B19 de Jamie Constable parecia ir a caminho da vitória, apesar da aproximação consistente do Lola T70 Mk.3B de Armand Mille, mas a menos de oito minutos da bandeira de xadrez, o protótipo aberto não evitou um pião na travagem para a Parabólica Interior, cedendo o comando ao carro criado por Eric Broadley, que venceu uma vez que, pouco depois, a corrida terminaria com bandeira vermelha devido à bátega de água que se abateu sob o circuito português.

Nas posições imediatas do pódio ficou Constable, que apesar do seu erro conseguiu manter o segundo posto, e Max Banks e Andrew Banks, em McLaren M6B.

Assim se concluiu a oitava edição do Estoril Classics que para além do muito público presente nas bancadas e no paddock, teve ainda mais de trinta mil pessoas a seguir as corridas através da transmissão realizada nos canais de Youtube dos organizadores.

Imagens: Bruno Taveira