Passe Ferroviário Verde já entrou em vigor e custa 20 euros

14

Passe Ferroviário Verde está a provocar enorme expetativa. Simples, flexível e amigo do ambiente é assim que é apresentado o novo título de transporte, válido na CP, para residentes em Portugal, que pode ser adquirido em qualquer dia do mês com a validade de 30 dias consecutivos e tem o custo mensal de 20 €.

Este passe é carregado no cartão CP pelo período de validade pretendido. Validade corresponde à modalidade adquirida e para um período específico, pelo que, um portador de Passe não carregado ou com validade expirada não poderá viajar, sendo considerado cliente sem título de transporte e sujeito à aplicação de coima.

Carregamento disponível a partir de dia 21 de outubro, nas bilheteiras CP e nas novas máquinas de venda automática instaladas nas estações da Área Metropolitana de Lisboa. O Governo garante, entretanto, compensação total à CP por eventuais perdas com o Passe Ferroviário Verde.

O novo passe vai permitir andar em todos os comboios urbanos de Coimbra, mas nos de Lisboa e Porto só fora das respetivas áreas metropolitanas.

A CP vai ser compensada em 18,9 milhões de euros anuais, via contrato de serviço público com o Estado, pela perda de receita que vai ter com a entrada em vigor do Passe Ferroviário Verde.

Atualmente, por exemplo, um bilhete normal no serviço Intercidades para uma viagem de ida Lisboa – Porto, em segunda classe, custa 26,85 euros, ou seja, menos do que o valor do passe que entrou esta segunda-feira em vigor. Segundo o Governo, estima-se que este novo passe abranja 29,9 milhões de passageiros.