A escritora Lídia Jorge recebeu o Prémio Literário Fernando Namora pela obra «Misericórdia». Já o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís foi atribuído a Francisco Mota Saraiva, pelo romance Aqui onde canto e ardo”, enquanto o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, foi entregue ao historiador José Pacheco Pereira.
Os Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís são instituídos pela Estoril Sol para promover a literatura portuguesa. O Prémio Literário Fernando Namora, criado em 1988, destina-se a premiar obras de ficção (romance ou novela) de autores portugueses já publicados, com um valor de 15.000 euros.
Já o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, lançado em 2008, é voltado para romances inéditos de autores com menos de 35 anos que ainda não tenham publicado obras no género, premiando-os com 10.000 euros e a publicação da obra.
Registe-se que o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, criado em 2015, homenageia figuras que contribuíram significativamente para a cultura e cidadania em Portugal, seja através da literatura, jornalismo ou produção cultural. Este prémio, também instituído pela Estoril Sol, destaca-se por premiar a inovação e o impacto cultural ao longo da carreira dos galardoados.