Associação Jogo do Pau joga-se em escolas de Carcavelos

15
DR

A associação Jogo do Pau Cascais, em parceria com a União das Freguesias de Carcavelos e Parede, está a levar o Jogo do Pau a cerca de 600 alunos de cinco escolas básicas do 1.º ciclo na zona de Carcavelos, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs). Este projeto semanal tem contribuído não só para o desenvolvimento físico e pessoal dos alunos, mas também para a valorização de uma arte marcial tradicional portuguesa que merece ser conhecida pelas novas gerações.

O trabalho é coordenado pelo instrutor António Garcia, Cinta Vermelha no método Ricardo Moura, reconhecido pela sua abordagem pedagógica e fidelidade ao espírito tradicional da modalidade.

Jogo do Pau Português, arte marcial tradicional e património da nossa cultura, está a conquistar novos praticantes em idade escolar.

Graças a um projecto desenvolvido pela associação Jogo do Pau Cascais, em colaboração com a União das Freguesias de Carcavelos e Parede, esta prática ancestral está a chegar semanalmente a cerca de 600 alunos do 1.º ciclo, distribuídos por cinco escolas básicas da zona de Carcavelos.

O projecto está integrado nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AECs) e abrange cinco turmas por escola, com aulas orientadas pelo instrutor António Garcia, Cinta Vermelha de Jogo do Pau no método de treino Ricardo Moura.

Através deste trabalho contínuo, os alunos não só desenvolvem competências físicas e motoras, como também têm contacto com uma expressão cultural única que valoriza o respeito, a disciplina e a identidade colectiva.

“Na União das Freguesias de Carcavelos e Parede acreditamos que a escola deve ser, também, um espaço de cultura, tradição e envolvimento em comunidade. Através das AECs, proporcionamos experiências como o Jogo do Pau – uma expressão do património imaterial português – que pretende promover a atividade física e reforçar os valores de respeito, disciplina e identidade cultural. O envolvimento do JP Cascais nesta missão é uma mais-valia para as nossas escolas!, afirma Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede

Para o Jogo do Pau Cascais, este projecto representa um marco importante na missão de divulgar e preservar o Jogo do Pau entre as gerações mais jovens, levando-o para dentro das escolas com uma abordagem pedagógica e acessível. A presença constante desta arte marcial nos contextos escolares ajuda não só a criar novos praticantes, como também a afirmar o seu valor enquanto componente activa da cultura portuguesa.

Mais do que uma actividade física, o Jogo do Pau é aqui vivido como um instrumento de formação integral dos alunos, promovendo valores essenciais e reforçando o elo entre comunidade, tradição e educaçã