A surfista carcavelense Francisca Veselko foi a grande vencedora do Newcastle Surfest, etapa inaugural das Challenger Series da WSL, que se realizou na Austrália.
Para além da carcavelense, também a conterrânea Teresa Bonvalot e a também portuguesa Yolanda Hopkins apuraram-se para o último dia de prova.
Esperava-se um dia muito positivo para o surf português, mas logo na primeira ronda do dia, os Quartos-de-Final, Hopkins não conseguiu superiorizar-se a campeã europeia Tya Zebrowski (de apenas 14 anos de idade), mesmo tendo conseguido uma pontuação de 14,34 pontos, pois a francesa “abriu o livro” a arrecadou 16,04 pontos.
Mais fáceis foram as tarefas de Kika Veselko e Terewsa Bonvalot, que venceram, respetivamente, a norte-americana Kirra Pinketon (12,17 – 6,90) e a japonesa Amuro Tsuzuki (13,10 – 9,26). .
Assim, como duas portuguesas nas Meias-Finais a possibilidade de haver uma Final 100% lusa começou a tomar forma, mas rapidamente a possibilidade caiu por terra, pois Bonvalot, apesar de ter tido uma onda pontuada com 7 pontos, não conseguiu travar a maior experiência da australiana Sally Fitzgibbons e acabou por ser eliminada, por 10,73 pontos contra 11,67 pontos.
Veselko passou a ser a única esperança portuguesa, mas tinha pela frente Tya Zebrowski que momentos antes afastara Hopkins; a jovem-prodígio francesa começou bem, mas a carcavelense conseguiu “sacar” uma onda de 8,83 pontos e venceu por 15,16 pontos a 13,06 pontos.
Depois de ter afastado uma das “carrascas” da participação lusa, faltava afastar a outra, agora na grande Final. Apesar da australiana Sally Fitzgibbons ter 34 anos de idade e muita experiência, Veselko não se assustou e conseguiu 14,60 pontos, enquanto a sua adversária ficou com “apenas” 12,20 pontos.
No final da longa jornada, Frabcisca Veselko afirmou à imprensa que “estou sem paravras, isto é o melhor dia da minha vida; trabalhei muito para conseguir estar aqui, mas isto é uma maratona e o meu sonho é chegar ao World Tour; foi incrível, sobretudo por ter estado ba Final com alguém como a Sally Fitzgibbons, que é um exemplo, uma lutadora”.
Esta passa a ser uma das vitórias mais importantes do Surf Português, pois apenas Teresa Bonvalot tinha conseguido vencer uma etapa deste Circuito, já no “longínquo” ano de 2022.
A próxima etapa do Challenger Series (a 2ª da temporada) está marcada para o período entre os dias 30 de Junho e 6 de Julho, na África do Sul.






