A surfista carcavelense Francisca Veselko recebeu, este Domingo, um “wild.card” para competir no Open J-Bay, 10ª Etapa do circuito mundial da World Surf League (WSL).
Este “convite” surge numa altura em que a jovem atleta lusa lidera o ranking mundial da CS (Challenger Series), considerada como a 2ª Divisão do Surf mundial, logo atrás da WSL.
Recorde-se que depois da grande vitória na prova inaugural, disputada em Newcastle (Austrália), Veselko conseguiu o 5º lugar no Ballito Pro (2ª Etapa da CT), continuando assim na liderança da classificação geral.
Na África do Sul, a surfista lusa está integrada no heat 3 da 1ª Ronda, onde vai ter de superar a havaiana Gabriela Bryan (2ª classificada da WSL) e a australiana Tyler Wright, antiga bi-campeã da WSL.
Esta vai ser a 2ª vez que Veselko participa numa etapa da WSL, depois de em 2023 ter feito uma “perninha” na etapa de Peniche, onde perdeu frente a esta mesmo Gabriela Bryan e á norte-americana Carolina Marks, na altura campeã em título.
Atirada para as repescagens, acabou por ser eliminada nessa mesma ronda, num heat com as norte-americanas Caitiin Simmers, que seria campeã em 2024, e Lakey Peterson.
A icónica praia de Jefferys Bay é talismã para as cores portuguesas, pois foi aí que o também cascalense Frederico Morais conseguiu ser vice-campeão do Championship Tour, no ano de 2017.
Declaração de Francisca Veselko ao site da ANS:
“Estou muito contente com este wildcard para J-Bay; Estou super ansiosa por surfar numa das melhores direitas do Mundo. Desde pequena que vejo o Championship Tour e esta é uma das minhas etapas favoritas de ver. Sempre me imaginei a surfar nesta etapa e estou muito contente por ter esta oportunidade de surfar direitas perfeitas de frontside, que penso que é uma onda que se encaixa bem no meu Surf”






