Maria Luís Gameiro regressa à competição na Baja España Aragón 2025

7
DR

Depois do desafio extremo no deserto marroquino do Morocco Desert Challenge, concluído com um brilhante quinto lugar e ao cabo de vários meses sem competir, Maria Luís Gameiro prepara-se para paricipar num novo e prestigiado evento: a Baja España Aragón. A piloto do Team Motivo JCB, aos comandos do Mini T1+ da X-Raid, volta à ação entre os dias 25 a 27 de julho, com a prova a desenrolar-se nas imediações de Teruel, na região de Aragão, cumprindo-se exactamente um ano desde a última prova que piloto realizou em solo europeu.

DR

Criada em 1983 e inspirada no mítico Dakar, a Baja España Aragón é hoje uma das etapas mais importantes da FIA World Baja Cup, FIA European Baja Cup, assim como do Campeonato Espanhol de Ralis Todo-o-Terreno (CERTT). Ao longo de mais de quatro décadas, consolidou-se como uma referência no panorama internacional do todo-o-terreno, contando habitualmente com a presença de pilotos de elite, equipas oficiais.
Na lista de vencedores constam nomes como, Nasser Al-Aeyah, Jean-Louis Schlesser, Pierre Lartigue, Nani Roma, Ari Vatanen e Stéphane Peterhanse. Na edição de 2025, o certame volta a surpreender com números impressionantes, estando confirmadas 165 equipas nos carros e camiões que prometem espetáculo nas pistas de Aragão.

DR

Na lista de inscritos encontramos pilotos como Nasser Al Aeyah, Nani Roma, juntando-se a um cartaz de luxo que conta com nomes como Juan Cruz Yacopini, Miroslav Zapletal, Saood Variawa, Martin Prokop, João Ferreira. A forte equipa da família polaca Goczal também está representada com Eryk, Marek e Michal Goczal. Também no feminino referências como Cristina Gutérrez, Laia Sanz, Magdalena Zajac, estarão em competição com Maria Luís Gameiro que volta a fazer dupla com Rosa Romero.
A edição de 2025 apresenta um traçado total de 797,69 km, com 545,57 km cronometrados, divididos entre o prólogo (6,78 km) e duas etapas principais (366,08 km e 172,71 km respetivamente), divididas por três setores seletivos.

O prólogo acontece na sexta-feira, dia 25, com arranque marcado às 16h30. A SS1 está marcada para sábado, às 7h33, com 172,71 km de extensão, seguindo-se a SS2, com início agendado para as 12h30, com 193,37 km percorridos contra o cronómetro. No domingo, às 10h58, inicia-se a SS3, onde os pilotos percorreram os derradeiros 172,71 km cronometrados da prova.

Como já é tradição, o percurso conta com um elevado grau de exigência, atravessando as paisagens áridas e técnicas da região de Teruel, com zonas de média e alta velocidade sempre com foco na navegação.
Depois de uma pausa de vários meses, Maria Luís regressa ao volante do seu Mini T1+, com Rosa Romero na navegação. A piloto do Team Mo=vo JCB segue com determinação redobrada e vontade de continuar a evoluir entre os melhores.
“A Baja España Aragón é muito especial. É uma prova histórica, com um ambiente competitivo fortíssimo e com um percurso muito exigente. Depois das dunas de Marrocos este será um desafio diferente, mas igualmente empolgante. Voltar à competição com um evento tão icónico é sempre motivador. É um orgulho estar entre tantas equipas e pilotos de renome. Sabemos que será uma prova difícil, muito disputada e com ritmo alto desde o primeiro quilómetro. Estamos bem preparados e ansiosos por enfrentar estes troços de Aragão, que exigem tudo dos pilotos e das máquinas. Vamos dar o nosso melhor e aproveitar ao máximo esta grande prova, apesar de, para mim, este ser, assumidamente um treino. Vai ser exigente, mas será apenas mais um passo na preparação para o Dakar…” esclareceu a piloto.
Com uma lista de inscritos com nomes sonantes e um percurso desenhado para pôr à prova os mais experientes, a Baja España Aragón 2025 será, sem dúvida, um dos pontos altos da temporada de Maria Luís Gameiro, que continua a somar quilómetros e experiências nas mais prestigiadas provas
do todo-o-terreno internacional.