Desafios climáticos discutidos entre jovens em Cascais

14
CMC

A Associação Cap Magellan organiza anualmente um evento destinado a jovens e/ou animadores de juventude, portugueses, lusodescendentes ou lusófonos, residentes em vários países europeus, com um programa de trocas de experiência dando a conhecer a cada um dos presentes o seu país de origem, a sua história, costumes e tradições, providenciando ao mesmo tempo, momentos de lazer e intercâmbio cultural e trabalhando em simultâneo, uma temática específica com métodos de aprendizagem informal e não formal.

O Encontro inscreve-se ainda nas comemorações oficiais do Dia Internacional da Juventude e tratará, este ano, de temáticas ambientais. Para a edição 2025, são esperados 50 jovens lusodescendentes, lusófonos e portugueses, vindos de uma colaboração ativa e confirmada numa candidatura ao Programa Erasmus+ com 15 associações dos seguintes países: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Luxemburgo, França, Portugal, Suécia. A estes países juntam-se outros, com jovens originários também do Brasil, Cabo-Verde, Venezuela e até do Perú.

O programa incluirá ateliers colaborativos, mesas redondas com especialistas e ativistas, bem como dinâmicas de grupo e visitas culturais, criando um espaço de aprendizagem não formal e inclusivo. Os participantes serão por exemplo convidados para o workshop Mural do Clima, uma ferramenta colaborativa que oferece uma visão sistémica do aquecimento global ou ainda para actividades de Snorkeling e de Artivismo ambiental, enquanto descobrem também a riqueza cultural e o património ambiental do município de Cascais. Durante o Encontro, serão também organizados desafios criativos e momentos de reflexão coletiva, que permitirão reforçar o espírito de cooperação e o compromisso dos jovens com um futuro mais justo e sustentável

A cerimónia oficial de abertura terá lugar na quinta-feira (7/8), às 17h30, no Centro Cultural de Cascais com intervenções de  Carlos Carreiras (presidente da câmara), Lurdes Abreu (presidente da Cap Magellan) e Emídio Sousa (Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas).

O Encontro Europeu de Jovens Luso-descendentes e Lusófonos pretende, assim, reforçar os laços entre jovens da diáspora lusófona e os jovens portugueses e lusodescendentes, promovendo uma cidadania ativa e consciente, assente no respeito pelo ambiente, na solidariedade e na cooperação internacional. Procura-se ainda a valorização da língua portuguesa num encontro que decorre inteiramente em português e o reforço da ligação a Portugal dos que estão fora.