Arte e saúde mental em destaque no Estoril
Inaugurada no passado dia 19 de junho, a exposição “Do Silêncio à Cor”, do artista Fred Maia de Loureiro, reuniu mais de 300 visitantes na Galeria de Arte do Estoril durante a tarde de abertura. A mostra, inspirada num percurso pessoal de superação marcado pela depressão, apresenta um conjunto de obras abstratas que convidam os munícipes a refletir sobre a saúde mental, o bem-estar e a resiliência.
Para o artista, a pintura desempenhou um papel fundamental no seu processo de recuperação, transformando-se num espaço de liberdade e reencontro. O momento inaugural contou ainda com uma performance especial, onde uma mensagem gravada pelo autor se fundiu com a interpretação ao piano do tema “Nuvole Bianche”, de Ludovico Einaudi, pelo pianista Bernardo Camejo, acentuando o caráter intimista do evento.
Compromisso municipal com a cultura e a qualidade de vida
A sessão oficial de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, do Vice-Presidente, Luís Capão, e do Presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, Francisco Kreye, acompanhados por diversos representantes institucionais e personalidades da sociedade civil. A forte adesão comunitária sublinha a importância de promover eventos públicos que sensibilizem a população para temas de relevância social, contribuindo para a promoção da qualidade de vida local.
Informação de serviço para o visitante
Alinhada com a política de promoção cultural acessível a todos, a exposição “Do Silêncio à Cor” tem entrada livre. A mostra estará patente ao público até ao dia 30 de julho de 2026, na Galeria de Arte do Estoril, localizada na Rua de Santa Rita, nº 45, representando uma excelente oportunidade de visita e reflexão para residentes e visitantes do concelho.







