A menopausa é uma fase natural da vida da mulher, pelo que não deve ter receio de falar sobre o tema e esclarecer as suas dúvidas.
A menopausa marca o fim da fase reprodutiva e é definida pela última menstruação, confirmada após 12 meses seguidos sem menstruar, ocorrendo habitualmente entre os 45 e os 55 anos.
Apesar deste acontecimento “marcar” a menopausa, o processo inicia-se, muitas vezes, alguns anos antes, num período chamado perimenopausa. Durante esta fase, ocorrem oscilações hormonais e é por isso que podem surgir alguns sintomas como irregularidades menstruais, afrontamentos (conhecidos pelos “calores”) e suores noturnos, alterações do sono, irritabilidade ou ansiedade, dificuldade de concentração, cansaço, diminuição da libido e secura vaginal. Estes sintomas causam desconforto e afetam a qualidade de vida da mulher.
É importante saber que nem tudo deve ser atribuído à menopausa. Deve procurar avaliação médica se tiver hemorragias muito abundantes, sangramento após já ter passado um ano sem menstruar, dor pélvica persistente ou alterações do humor intensas e prolongadas.
A boa notícia é que há medidas simples que a podem ajudar: manter um sono regular, praticar exercício físico, ter uma alimentação equilibrada e gerir o stress. No caso destas não serem suficientes, existem outros tratamentos eficazes que podem ser discutidos com o seu médico.
Não encare a menopausa como um tema “tabu”: falar sobre menopausa, esclarecer dúvidas e procurar apoio quando necessário é um passo importante para viver esta fase com mais tranquilidade.
• Madalena Nunes de Almeida (aluna do 6º ano de Medicina)
Revisto por Drª. Ana Vasconcellos







