Cascais pede reversão do encerramento das Finanças de Carcavelos

23

O Serviço de Finanças de Carcavelos, também referido como Repartição de Finanças ou Secção de Finanças 2, está previsto para encerrar nos próximos dias, deixando o concelho de Cascais com apenas um único serviço de Finanças para mais de 200 mil habitantes caso a decisão se mantenha.

A Câmara Municipal de Cascais, liderada por Nuno Piteira Lopes, afirmou que a decisão é “inaceitável” e prejudica milhares de residentes, a medida não é descentralização, mas sim um retrocesso no acesso aos serviços públicos, em especial idosos e estrangeiros que dependem do atendimento presencial para tratar de questões fiscais.

O presidente da Câmara enviou uma carta à diretora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira pedindo a reversão da decisão, a autarquia chegou a oferecer um espaço municipal e manifestou disponibilidade para colaborar com o Governo e a Autoridade Tributária para manter o serviço de Finanças operante em Carcavelos.

Se o encerramento se concretizar, os moradores da União das Freguesias de Carcavelos e Parede e de São Domingos de Rana terão de se deslocar ao serviço de Finanças de Cascais ou Oeiras para a maioria dos atendimentos presenciais. 

O encerramento está anunciado para dentro de uma a duas semanas a partir desta semana, segundo relatos da autarquia citados na comunicação social.