No âmbito da sua política de voluntariado corporativo, profissionais do Hospital de Cascais celebraram o Dia Mundial do Ambiente com uma ação de limpeza e recolha de resíduos na orla costeira de Cascais, junto à zona da Boca do Inferno, associando-se à campanha #BeatPlasticPollution das Nações Unidas.
Realizada em parceria com a Cascais Ambiente, esta ação inserida no âmbito da campanha de combate à poluição plástica, foi a forma encontrada pelos profissionais do Hospital de Cascais para lembrar que as ações de todas as pessoas em relação à poluição plástica são importantes.
Entre as 10h00 e as 12h00, trinta voluntários recolheram 30 quilos de resíduos, entre os quais embalagens descartáveis de alimentos, garrafas plásticas, tampas de garrafas plásticas, sacos plásticos de supermercado e fios USB.
“Em conjunto, precisamos fazer mais e fechar a torneira da poluição plástica na fonte: #BeatPlasticPollution, pelo ambiente e pela saúde, é algo que nos move como princípio orientador de Hospital Verde, aliado à nossa responsabilidade individual na senda da sustentabilidade do ecossistema em que vivemos atualmente e para as gerações futuras”, referiu Dr. Nuno Corte-Real, diretor Clínico do Hospital de Cascais, e um dos 30 voluntários desta ação.
Da produção atual de cerca de 400 milhões de toneladas de resíduos plásticos todos os anos, é de salientar que a maioria dos artigos de plástico nunca desaparece totalmente, apenas se vão despedaçando em pedaços cada vez mais pequenos.
A preocupação não é meramente ambiental, é também de saúde pública. Estes microplásticos podem entrar no corpo humano por inalação e absorção e acumular-se em órgãos diversos como pulmões, fígado, baço e rins. Mais preocupante ainda, um estudo recentemente detetou microplásticos nas placentas de bebés recém-nascidos.
Apesar da extensão total do impacto na saúde humana ainda ser desconhecida, há, evidências significativas de que os produtos químicos associados a plásticos, como metilmercúrio, plastificantes e retardadores de chama, podem ser absorvidos pelo nosso organismo, encontrando-se relacionados com problemas de saúde.