Cascais mais de 150 velejadores de todo o país em julho

14
Velejador, José Mendes

Entre os dias 8 e 11 de julho, disputou-se o Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, que reuniu no Clube Naval de Cascais mais de 150 velejadores, de 28 clubes distintos.

A prova contou com a participação de sete classes – ILCA4, ILCA6, ILCA7, 420, IQFoil Open, IQFoil Youth e Hansa -, que disputaram os quatro dias de regatas com as mais variadíssimas condições: dos 5 aos 20 nós e de chuva a sol intenso.

Nos ILCA4 o vencedor foi o holandês Boudie Van Dishoeck, mas quem conquistou o título foi Júlia Cardoso, que terminou em quinto lugar e foi a portuguesa melhor classificada. Rúben Ribeiro sagrou-se campeão nos Sub-18.

Nos ILCA6 João Pontes foi imbatível e venceu as oito regatas, conquistando assim os títulos de campeão absoluto e júnior com mais de 20 pontos de vantagem. Luísa Peres, que terminou em terceiro lugar, foi a primeira de entre as velejadoras.

Nos ILCA7 a luta foi renhida até ao fim, com José Mendes a conquistar o lugar mais alto do pódio ao vencer a última regata.

Nos 420 Beatriz Cintra e Rita Munhá  resolveram as contas pelo título ao vencerem as duas regatas do último dia, terminando assim em primeiro lugar. Nos Juniores a vitória coube a Afonso Munhá e Duarte Reis e nos mistos a Miguel Sousa e Érica Porto.

Nos Hansa, classe de vela adaptada, João Pinto esteve sempre na liderança e  assegurou o título ao vencer sete das oito regatas.

Na classe IQFoil Open o grande vencedor foi João Rodrigues, o atleta português com mais presenças em Jogos Olímpicos. Na frota Youth, Ricardo Correia foi o primeiro classificado e Madalena Freitas a primeira feminina.

Para além da Federação Portuguesa de Vela, a prova contou ainda com o apoio da Fidelidade, patrocinadora da FPV há mais de 20 anos, da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Cascais, e com a certificação de sustentabilidade da Sailors for The Sea.