Estrelinhas – Uma bandeira da PAZ

19
Carlos Guimarães
Presidente da Direção da AMQC

As Estrelinhas, é uma classe de danças infanto-juvenil criada no seio da comunidade ucraniana de Cascais e que, em 2018, passou a integrar a Escola de Danças da Associação de Moradores da Quinta da Carreira (EDAMQC).

Desde então, esta classe de danças tem vindo a crescer e a integrar novos alunos, portugueses e de outras comunidades, contando atualmente com a participação de mais de uma centena de alunos, com idades entre os 3 e os 18 anos.

A integração das Estrelinhas na EDAMQC visou atingir dois objetivos:
– Desenvolver e promover a Cultura da Dança, ensinando as crianças e jovens a dançar de uma forma profissional, preservando as tradições culturais e despertando o interesse pela dança junto de pais e filhos.
– Através da Dança, quebrar algumas barreiras culturais entre a comunidade ucraniana e a população local, estabelecendo pontes, que permitam não só mostrar um pouco das tradições e costumes ucranianos, mas também, através da integração de ritmos e musicalidades tradicionais portuguesas, dar a conhecer a cultura lusitana.

Ao longo destes 8 anos, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, a AMQC tem feito um grande esforço para valorizar o extraordinário trabalho desenvolvido diariamente pelos alunos e pela Professora Lília Galaburda (Diretora Artística), melhorando as condições de treino, enriquecendo o guarda-roupa e promovendo a participação em vários eventos/concursos, nacionais e internacionais.

Depois de 2 anos de quase completa inatividade, devido à pandemia, vimo-nos confrontados com a terrível invasão da Ucrânia, com implicações dramáticas junto de toda a comunidade ucraniana.

Com a chegada a Portugal de milhares de refugiados, muitas crianças, também as Estrelinhas receberam novos alunos que acolhemos com todo o carinho e por quem tudo fizemos para que rapidamente se integrassem e sentissem o maior conforto possível.

Em menos de dois meses, o número de alunos das Estrelinhas duplicou e começaram a surgir convites para atuações de caráter solidário aos quais, naturalmente não poderíamos recusar, mesmo que as coreografias ainda não estivessem devidamente afinadas e não houvessem trajes para todos.

Com enorme abnegação dos pais, dedicação dos alunos e profissionalismo da Professora Lilia, rapidamente as coreografias estavam aprendidas e ficavam a faltar trajes que devido às suas características, trajes típicos ucranianos, teriam de ser confecionados na Ucrânia o que, em plena guerra, parecia ser um plano impossível de concretizar.

Mas não foi. Com o apoio financeiro da Câmara, de motoristas ucranianos e muita “ginástica” da equipa da AMQC, em tempo de guerra, conseguimos: enviar os modelos para a fábrica (na cidade de Lviv), garantir a viabilidade económica da fábrica e preservação dos postos de trabalho e receber os trajes em tempo recorde.
Desde então, as Estrelinhas têm participado em concursos, com extraordinários resultados, e inúmeros espetáculos, mostrando a cultura e as tradições ucranianas um pouco por todo o país.

Hoje, as Estrelinhas são uma bandeira da PAZ e um exemplo da plena integração de comunidades migrantes que, através da música e da dança, criam laços de amizade entre povos e culturas diferentes.

Conheça um pouco mais do trabalho das Estrelinhas em: www.youtube.com/@amqcarreira

Carlos Guimarães
Presidente da Direção da
AMQC – Associação de
Moradores da Quinta da Carreira