Centro de Saúde de Carcavelos vai servir 25 mil utentes

18
Novo Centro de Saúde de Carcavelos

O novo Centro de Saúde de Carcavelos, vai ser inaugurado esta terça-feira, às 10h00, por Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais e por Manuel Pizarro, ministro da Saúde.

A obra representou um investimento de  7 milhões de euros e irá beneficiar 25 mil pessoas. Além de reunir quatro valências de cuidados de saúde primários, o Polo de Saúde de Carcavelos e espaço público adjacente pretende ser um lugar de vida social, pensado para a população, com uma grande praça/jardim

Unidade de Saúde Familiar (USF), Serviço Permanente (SP), Equipa de Tratamento  (ET) de Comportamentos Aditivos e Dependências e Serviço de Psiquiatria são as quatro valências deste Polo de Saúde, que vai ter um parque de estacionamento com 267 lugares.

O edifício contempla um total de 56 gabinetes médicos, distribuídos por 24 para a USF e SP, 18 gabinetes para a ET e 14 para o Serviço de Psiquiatria. Com uma área de construção de 2.050 m2 e de estacionamento de 13.000 m2, a obra arrancou no início de 2022.

Novo Centro de Saúde de Carcavelos

Mais do que prestar cuidados de saúde à população, o novo Pólo Carcavelos pretende constituir um elemento estruturante do tecido urbano, com uma imagem bem identificada sob o ponto de vista arquitetónico e de impacto público positivo, e revitalizar os terrenos da antiga fábrica da Legrand.

“Este não vai ser um simples Centro de Saúde, é muito mais do que isso. É que além de reunir quatro valências de cuidados de saúde primários, o Polo de Saúde de Carcavelos e espaço público adjacente vão ser um lugar de vida social, pensado para a população, com uma grande praça/jardim”, referiu o presidente da Câmara de Cascais.

Esta Unidade de Saúde vai estar associada a um novo espaço público aberto, dinâmico e inclusivo, destinado à população local, utentes e funcionários. Para tal vai ser criada uma Praça/Jardim de mediação entre o novo edifício e as habitações adjacentes existentes. Este constitui o elemento principal do projeto.

Aqui poder-se-ão realizar inúmeras atividades lúdicas já que foi pensado para incluir equipamentos infantis (para utentes e moradores locais), uma cafetaria, zonas cobertas multifuncionais e espaço verde.

Novo Centro de Saúde de Carcavelos

De forma a responder aos princípios atuais de sustentabilidade, e tendo em conta o Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais, o edifício terá produção autónoma de eletricidade através de painéis fotovoltaicos nas coberturas, assim como o aquecimento de água através de painéis solares térmicos.

Esta obra resulta do acordo estabelecido em 2019 com o Ministério da Saúde, em que a Câmara de Cascais assumiu o compromisso de construir a ampliação para o dobro do Centro de Saúde de S. Domingos de Rana (duplicando a sua capacidade), construir um novo centro de saúde em Carcavelos e um outro na Vila de Cascais.