Símbolos da JMJ estiveram em peregrinação no Hospital de Cascais

10
Hospital de Cascais Dr. José de Almeida recebeu a Peregrinação dos Símbolos da JMJ – Jornada Mundial da Juventude

O Hospital de Cascais Dr. José de Almeida recebeu a Peregrinação dos Símbolos da JMJ – Jornada Mundial da Juventude, nomeadamente a Cruz Peregrina e o ícone da Nossa Senhora Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano).

A visita dos símbolos da JMJ ao Hospital de Cascais foi rececionada emocionadamente por profissionais e utentes do Hospital, pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e por jovens voluntários da JMJ Lisboa 2023. A Cruz Peregrina viaja pelo mundo com os jovens desde 1984 a pedido do Papa João Paulo II, acompanhada pelo ícone mariano, símbolo de esperança e proteção, à semelhança dos cuidados de saúde, que expressa o cuidado de uma mãe que olha pelos jovens e doentes.

Ainda no âmbito da JMJ, os profissionais do Hospital de Cascais juntaram-se ao movimento Scholas Occurentes, contribuindo com a pintura de 10 metros de um painel artístico que integrará o mural colaborativo “Vida entre Mundos”.

Esta instalação tem por objetivo ser a maior obra de arte do mundo com cerca de 3 km, reunindo pessoas e instituições diversas do concelho de Cascais em que todos se encontram, escutam, criam e celebram a vida em conjunto. Este mural irá estar exposto na Marginal entre o Estoril e Cascais para receber a visita do Papa Francisco a 3 de Agosto.

“Para uma instituição como é o Hospital de Cascais, que cuida das pessoas e lhes renova a esperança para uma vida de melhor qualidade e bem-estar, foi muito emocionante vermos dois doentes internados que se deslocaram em cadeira de rodas para estarem próximos e reconfortados por estes símbolos da JMJ, aliando a sua fé aos cuidados médicos. Também nós materializamos diariamente a missão de proteger e cuidar daqueles que precisam de nós”, afirmou a Enfª. Isabel Pereira Lopes, Enfermeira Diretora do Hospital de Cascais.