Pela primeira vez as Forças de Seguranças, de Socorro e os Serviços de Logística vão estar reunidos num Centro que funciona, 24 horas por dia, concentrando toda a informação e garantindo minuto a minuto todas as decisões que permitam uma boa receção e estada dos peregrinos que visitam Cascais durante a semana da Jornada Mundial da Juventude.
Todas as forças de seguranças estão representadas (PSP, GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal, SEF), as forças de socorro, bombeiros mais Proteção Civil, bem como elementos das áreas da Mobilidade, Logística, Higiene Urbana, Autoridade de Transportes, Divisão de Transportes da Câmara (DTMA), Cascais Ambiente, Cascais Próxima.
“O Centro de Operações, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, durante as jornadas vai funcionar com mais valências ainda, estaremos aqui todos aqueles que teremos de tomar decisões sobre aquilo que está a acontecer”, disse o vice-presidente da Câmara, Miguel Pinto Luz, que marcou presença no primeiro breafing do dia.
O autarca explicou que será dali que convergirão “todas as informações que chegam do território e é neste Centro de Operações que serão tomadas todas as decisões estratégicas e táticas no terreno durante estas jornadas”.
Seguiu-se o Briefing com as diversas equipas da Câmara que funcionam no Centro de Congressos do Estoril e que funcionará, durante a Jornada, como Welcome Center de Cascais.