Cavalo Hilário acolhido na Quinta do Pisão | Imagem: DR CMC

A Quinta do Pisão tem mais um habitante. O cavalo Hilário, ou “General Hilário,” mudou-se esta segunda-feira, depois de 22 anos ao serviço da GNR.

O Hilário vem juntar-se aos vários animais que já habitam na Quinta do Pisão, que conta com mais de 20 cavalos, 28 burros e centenas de ovelhas, além dos corços e da cabra ‘Mé’.

A entrega decorreu na Calçada da Ajuda, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do Major-General, Pedro Manuel Sequeira Estrela Moleirinho, Comandante da Unidade de Segurança e Honras de Estado, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Adquirido pela Guarda Nacional Republicana em 2000, com seis anos de idade, o Hilário desempenhou, durante 22 anos, várias missões ao serviço da Guarda como ações de patrulhamento, montadas de Restabelecimento e Ordem Pública, Atividade desportiva, Formação e Instrução de Oficiais, Sargentos e Guardas.

Cavalo de comando de tropas, o Hilário foi também auxiliar de instrução nas escolas de equitação e sessões de hipoterapia, sendo, “um exímio colaborador, merecedor do presente reconhecimento público,” enalteceu a GNR.

Imagem: DR CMC