Cascais despede-se do verão com mais de 150 velejadores a participar no Cascais Vela

11
Cascais despede-se do verão com mais de 150 velejadores a participar no Cascais Vela

Terminou este domingo, dia 27, mais uma edição Cascais Vela, campeonato esse que há mais de duas décadas cobre anualmente Cascais de barcos no final de agosto. Na sexta feira foi o primeiro dia de regatas, apenas para a classe ORC.

Com vento médio de noroeste, entre os 8 e os 12 nós, cumpriram-se duas regatas barlavento-sotavento onde Xekmatt, de Hugo Barrier Henrique, isolou-se na liderança ao vencer uma regata e terminar em segundo a outra. Já Bamak, de Rodrigo Vargas Zuniga, e Eagle I, de António Domingues, fecharam os restantes lugares do pódio, empatados com 6 pontos.

No sábado foi o dia de se juntarem à prova os Finns, SB20s e a classe NHC, com vento norte a soprar na casa dos 17 nós. Enquanto que nos SB20 a equipa BBDouro de Francisca Barros, Tiago Morais, Diogo Pontes e Teresa Borges Coutinho não deu hipóteses, vencendo as três regatas disputadas, nos Finns a luta foi mais renhida, com Jorge Pinheiro de Melo a liderar com seis pontos, empatado com segundo e a apenas um do terceiro lugar.

Já nos cruzeiros, foi o dia de disputar uma regata costeira – Troféu Pedro Mendonça para os
ORC e Desafio Marina de Cascais para os NHC -, cuja pontuação teve a ponderação de x1,5
na classificação final. Nos ORC, Xekmatt segurou o primeiro lugar, depois de terminar em
segundo, e nos NHC venceu Metralha, de José Vozone.

À noite foi a vez de entrar em palco a mítica festa Bye Bye Summer, que reuniu centenas de pessoas no Clube Naval de Cascais até quase de madrugada, numa “despedida do verão” já tradicional, que celebrou este ano o seu 22º aniversário.

Esta edição do Cascais Vela terminou sem regatas no domingo, devido ao forte vento que se fez sentir, sendo assim os grandes vencedores os líderes de sábado.

O campeonato contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Visit Cascais, da
Mitsubishi Motors Portugal, da Marina de Cascais, da Cerveja Sagres e da Vista Alegre. Teve
ainda atribuído o certificado gold no programa clean regattas da Sailors for the Sea –
Portugal e os vencedores foram premiados com cheques da Veneziani.