Projeto LINK destaca sucesso entre seniores de Cascais e Estoril

16
Projeto LINK

Na passada segunda-feira, 18 de dezembro, o Centro Cultural de Cascais foi o cenário do encerramento do Projeto LINK, uma iniciativa pioneira que introduziu a literacia digital entre os seniores de Cascais e Estoril. Com a participação ativa de 16 seniores, o programa, realizado em parceria entre a Junta de Freguesia Cascais e Estoril, a Associação Animam Viventem e financiamento da Comissão Europeia, teve como objetivo apresentar os resultados alcançados e destacar o impacto positivo na comunidade senior local.

O Projeto LINK, coordenado pela Associação Animam Viventem em colaboração com a JFCE e organizações de Itália, Espanha e Polónia, é um projeto europeu de dois anos financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+ Parcerias Estratégicas na Educação de Adultos. O seu propósito é promover a literacia digital e a participação ativa na vida democrática da população senior, abordando temas como desinformação online, democracia e processo eleitoral, enquanto fortalece o conhecimento e os valores da União Europeia.

Pedro Morais Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, enfatizou a importância do Projeto LINK e destacou o seu impacto significativo nas vidas dos seniores locais. Salientou que o projeto proporcionou uma oportunidade valiosa para aumentar o conhecimento dos participantes sobre as redes sociais, permitindo-lhes proteger-se contra a desinformação. Morais Soares destacou ainda que oito desses programas financiados pela União Europeia foram realizados, beneficiando 150 seniores da Freguesia de Cascais e Estoril.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, sublinhou a importância dos valores europeus e da defesa das regras democráticas, destacando que a desinformação ameaça a própria democracia, aumentar o conhecimento sobre a Europa fortalece o sentimento de pertença como cidadãos europeus.