Coro infantil e Juvenil de Carcavelos canta Boas Festas

9
Coro infantil e Juvenil de Carcavelos

O Coro Infantil de Carcavelos, fundado em 1988 pela Professora Maria Odete Morgado e seu filho Jorge Moreira, fez, na passada sexta-feira, uma emocionante atuação dedicada ao presidente da Câmara Carlos Carreiras, a todo o Executivo Municipal e funcionários, desejando um Feliz Natal.

” Cumpre-se mais uma vez a tradição de recebermos aqui, na Casa que é de todos os cascalenses, o Coro Infantil de Carcavelos. Esta que é também uma homenagem a Maria Odete Morgado pelo seu enorme contributo para ensinar, formar e descobrir talentos. Honramos, assim, a sua memória e os muitos anos dedicados ao associativismo no concelho que ela amava”, referiu Frederico Pinho de Almeida, após a atuação do coro que terminou com o Hino de Natal, escrito pela saudosa D. Odete, como carinhosamente era conhecida.

Ao longo das últimas décadas, o Coral Infantil de Carcavelos passou por uma significativa evolução e diversificação das suas atividades. Em 1991, foi pioneiro na organização do Festival Clave de Prata, seguido pelo primeiro Encontro de Coros em 1993. Com o crescimento constante dos seus membros, o coro adaptou-se e transformou-se no Coral Infanto-Juvenil de Carcavelos.

Além das notáveis apresentações em todo o país e colaborações em espetáculos televisivos, o coral estabeleceu tradições anuais, tais como o tradicional canto das Janeiras nas ruas de Carcavelos, a celebração da Festa da Primavera e o aguardado Concerto de Natal na Igreja Paroquial de Carcavelos. Ao longo do tempo, o coro registou a sua arte em três CDs e contribuiu para um álbum do grupo “A Ronda dos 4 Caminhos”.

O percurso do Coral Infantil de Carcavelos é notavelmente marcado pela colaboração contínua com instituições como a Câmara Municipal de Cascais, a Junta de Freguesia de Carcavelos e, mais recentemente, a Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos. Este trajeto é um testemunho da dedicação de diversos indivíduos, desde pais e amigos até maestros notáveis como Hugo Fernandes, Sérgio Crisóstomo, Teresa Andrino, Pedro Fragoso, Nuno Leitão, António Louzeiro, Ana Raquel Alves e Joana Pedro.

A celebração da passada sexta-feira representa mais um capítulo na longa jornada do Coral Infantil de Carcavelos, sob a habilidosa direção da maestrina Joana Pedro.