Os Prémios Mesa Marcada 2023, uma iniciativa do portal de gastronomia Mesa Marcada que há 15 anos destaca os melhores restaurantes e chefs em Portugal, serão revelados durante uma cerimónia agendada para o dia 22 de janeiro de 2024.
Este ano, o evento terá lugar no Centro de Congressos do Estoril. O evento, com início às 18h, traz inovações e pretende voltar a cumprir o seu propósito de reunir e promover o contacto entre personalidades da gastronomia portuguesa.
A votação contou, mais uma vez, com a participação de chefs de cozinha, profissionais da restauração e da indústria hoteleira, além de jornalistas, críticos, bloggers e gastrónomos.
O crescente interesse pelos prémios resultou num significativo aumento de votantes, atingindo um recorde de 280 participantes, superando os 235 jurados do ano anterior.
Assim como nos anos anteriores, o ‘Prémio Especial Cutipol Carreira 2023’ e o ‘Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano 2023’ foram divulgados antecipadamente, sendo concedidos ao chef Rui Paula e à Herdade do Freixo do Meio, respetivamente. Desde 30 de dezembro, os nomeados nas diversas categorias têm sido revelados nas redes sociais e no site do Mesa Marcada, o que continuará até a data da cerimónia.
De destacar, nesta edição, é ainda o número recorde de restaurantes inscritos no Prémio Studioneves de Sustentabilidade, que este ano foi de 53 candidatos, um aumento de 26% em relação à edição de 2022. Destes, quase metade (25) são novos participantes e, do total, a grande maioria situa-se em ambientes urbanos 41 (77%), e os restantes 12 em ambientes rurais (23%). Este prémio, uma parceria com o Studioneves e a Grab a Doughnut (consultora especializada em sustentabilidade) é o único dos Prémios Mesa Marcada que funciona por uma inscrição que compreende três fases: 1ª fase – avaliação a partir de um questionário preenchido pelos participantes; 2ª fase – apuramento de uma short list após análise dos comprovativos/evidências solicitados; 3ª fase – escolha dos vencedores após visita técnica aos locais.
Com a adição das duas novas distinções, os Prémios Mesa Marcada incluem assim, atualmente, as seguintes categorias: Top 10 Restaurantes Preferidos*; Top 10 Chefes Preferidos* e os prémios especiais: Queijo de S. Jorge DOP Mesa Diária*; Cutipol Carreira**; Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano**; Studioneves de Sustentabilidade; Estrella Damm Destaque do Ano*; Sogrape Restaurante Novo do Ano*; Makro Chefe Revelação do Ano*; Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria do Ano**; S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano**; NX Store Serviço de Sala do Ano**; Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano*; Miele Restaurante Clássico do Ano**; NX Hotelaria Empresário de Restauração do Ano**; Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano*; Prémio Especial Bar do Ano, e o ‘Prémio Especial Bar de Restaurante do Ano**.