Câmara Municipal de Cascais e TAP expandem parceria

10
Câmara Municipal de Cascais e TAP

A colaboração fortalece a posição de Cascais como um polo de formação para pilotos, tripulantes de cabine e técnicos de manutenção de aeronaves. Com este acordo, o número de simuladores será significativamente aumentado, a área destinada ao treino de tripulantes de cabine será expandida e será criada uma área dedicada às instalações de Manutenção e Engenharia do Grupo TAP. A Câmara Municipal de Cascais e a TAP Air Portugal firmaram um acordo para a expansão do Centro de Treino da TAP no Aeródromo Municipal de Cascais.

A expansão da infraestrutura de treino será realizada em duas fases. A curto prazo, um novo simulador do Airbus A320 será adicionado aos dois simuladores já existentes (Airbus A320 e A330).

Numa segunda fase, até quatro novos simuladores poderão ser instalados, dependendo de parcerias com terceiros, totalizando sete simuladores. Este projeto visa criar um polo universitário e de formação profissional em aviação na freguesia de São Domingos de Rana, em Cascais, com a presença da Academia TAP.

“Esta parceria entre Cascais e a TAP visa estabelecer um centro de excelência em aviação de nível mundial em Portugal”, afirma Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

“A concretização dessa visão a partir de Tires, em São Domingos de Rana, demonstra os esforços desta autarquia para promover o desenvolvimento e criar emprego qualificado em todo o concelho”, acrescenta Carlos Carreiras.

“Tanto a formação como a manutenção e engenharia são áreas de grande valor agregado que fazem sentido serem realizadas no país. O nosso ecossistema tem a oportunidade de desenvolver novas áreas de exportação em vez de pagarmos por serviços no exterior. Cascais compreendeu perfeitamente essa oportunidade”, destaca Luís Rodrigues, Presidente da TAP.

Além dos novos simuladores, serão criados espaços de formação para técnicos de manutenção aeronáutica e tripulantes de cabine. O acordo também prevê a reserva de espaço para instalações onde a TAP Manutenção e Engenharia poderá desenvolver diversas atividades, incluindo a manutenção de motores.

Por fim, será disponibilizado um espaço para a manutenção da frota Embraer 190/195 da PGA (Portugália Airlines), reforçando assim a capacidade de manutenção da companhia.

Fonte: Município de Cascais